Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2025, 17h44
Desembargador Lindote realiza 1ª reunião com juízes das 79 comarcas
Da Redação
O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, realizou na manhã de terça-feira (28) a primeira reunião de trabalho com os juízes das 79 comarcas do Estado, denominado “Conversa com o Corregedor”. Da Sala de Reuniões da Corregedoria Geral da Justiça, em Cuiabá, o corregedor liderou o encontro virtual que contou com cerca de 250 magistrados da capital e do interior.
O corregedor destacou que realizará inspeções em todas as comarcas e colocou a estrutura da Corregedoria à disposição dos magistrados. “Nossa intenção é trabalhar juntos. O Poder Judiciário precisa da colaboração de todos nós”, afirmou.
Na ocasião, ele apresentou os juízes auxiliares e a estrutura administrativa da Corregedoria, composta pelos juízes e juízas Anna Paula Gomes de Freitas, João Filho de Almeida Portela, Jorge Alexandre Martins Ferreira e Myrian Pavan Schenkel.
O juiz João Portela será responsável pela área penal e procedimentos administrativos. Ele anunciou a realização de um “plantão-tira-dúvidas” a cada 15 dias para apoiar as unidades judiciais na implementação de melhorias. “Nossa tarefa tem foco na jurisdição criminal. Estamos à disposição dos colegas, principalmente para dar e receber sugestões, visando construir um Judiciário melhor”, destacou.
A juíza Myrian Pavan Schenkel ficará à frente do Foro Extrajudicial. Ela informou que a Corregedoria dará continuidade e ampliará projetos como Solo Seguro, Semana Nacional da Identificação Civil (Registre-se), Cartório Inclusivo e Programa Regularizar. “Precisamos do apoio de todos os diretores de foro para expandir essas ações”, ressaltou.
Jorge Alexandre Martins Ferreira será o juiz auxiliar responsável pelas correições e pela área cível. Ele informou que as inspeções começarão ainda no primeiro semestre de 2025. “A proposta é fazer uma gestão tranquila e participativa, com o auxílio de todos os magistrados”, explicou.
A juíza Anna Paula Gomes de Freitas assumirá as ações relacionadas à infância e juventude, violência doméstica, Núcleo de Monitoramento do Perfil de Demandas (Numoped), DJA, controle e parceria com o projeto Ribeirinho Cidadão. Ela destacou que o Poder Judiciário de Mato Grosso conquistou, pela quinta vez consecutiva, o Selo Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade, e que está próximo de atingir o Selo Diamante. “Para alcançar esse objetivo, precisamos nos unir”, enfatizou.
O coordenador da Corregedoria, João Gualberto Nogueira Neto, destacou o trabalho no Painel de Metas, que anualmente recebe atualização pelo Conselho Nacional de Justiça. “Normalmente, o CNJ disponibiliza as regras no final de fevereiro ou início de março, mas este ano foram divulgadas em janeiro. Estamos correndo contra o tempo para publicar o painel o mais rápido possível”, informou.
A juíza Maria Mazarelo Farias Pinto aproveitou para parabenizar o desembargador Lindote pela eleição ao cargo de corregedor-geral. “É uma honra ver um colega de concurso ocupando tão honroso cargo”, afirmou.
Participaram da reunião o diretor do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (DAPI), Guilherme Felipe Schultz; a diretora do Departamento Judiciário Administrativo (DJA), Manoeli Tenuta; a diretora do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (DAJE), Shusiene Tassinari Machado; a diretora do Departamento do Foro Extrajudicial (DFE), Nilcemeire dos Santos Vilela; e a secretária-geral da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), Elanie Zorgetti Pereira.
Várzea Grande amplia proteção contra meningite
Sábado, 05.07.2025 04h25
Águas Cuiabá instala bebedouros em Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 02h43
Fábricas de concreto geram caos em bairros de Cuiabá e VG
Sexta-Feira, 04.07.2025 20h47
MP expõe caos no saneamento em escolas de MT
Sexta-Feira, 04.07.2025 19h57
Estado entrega reforma de escola
Sexta-Feira, 04.07.2025 19h56