Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 06h41
LUTO NO JUDICIÁRIO
Desembargador morre 20 dias após acidente com moto em MT
Rondon tinha 75 anos e havia se aposentado recentemente do TJ
Da Redação
Morreu nesta segunda-feira o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Rondon Bassil Dower Filho, aos 75 anos. Ele estava internado em um hospital particular de Cuiabá após sofrer um acidente com uma motocicleta no dia 22 de julho em General Carneiro (442 km da Capital).
Ele caiu do veículo e sofreu fratura no pé e lesão no tórax. Rondon Bassil foi socorrido no local por equipes de resgate e transferido para atendimento no hospital de Barra do Garças.
Em seguida, ele foi transferido para um hospital particular em Cuiabá. O magistrado aposentado ficou 20 dias internado.
Uma campanha de doação de sangue chegou a ser feita por amigos e familiares na última semana. Inofrmações sobre velório e sepultamento serão divulgadas em breve.
Bassil se aposentou do TJMT no dia 5 de fevereiro deste ano, ao completar 75 anos. A vaga aberta com a aposentadoria foi preenchida pelo juiz Jones Gattass Dias, promovido no dia 25 de março, ao cargo de desembargador, pelo critério de merecimento.
O velório será realizado na Funerária Santa Rita das 8h00 às 16h00. O sepultamento ocorrerá em local e horário a serem definidos.
NOTA DO GOVERNO
O Governo de Mato Grosso lamenta o falecimento do desembargador aposentado Rondon Bassil Dower Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), na madrugada desta segunda-feira (11.8). O magistrado tinha 75 anos e estava internado após sofrer um acidente de moto no mês de julho.
“Recebemos com pesar a notícia do falecimento do desembargador Rondon Bassil, que deixou seu legado no Judiciário mato-grossense. Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos, e pedimos a Deus que conforte a todos diante dessa perda irreparável", manifestaram o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes.
O desembargador entrou na magistratura mato-grossense em 1985 e atuou em diversas comarcas do Estado até chegar ao cargo de desembargador do TJMT, onde se aposentou em fevereiro deste ano, ao completar 75 anos.
Ele deixa esposa, três filhos e netos.
O velório será realizado na Capela Santa Rita, sala 01, das 8h às 16h.
NOTA DO TJ
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso expressa profundo pesar pelo falecimento do Desembargador aposentado Rondon Bassil Dower Filho, aos 75 anos, nesta segunda-feira, 11 de agosto de 2025.
O magistrado estava internado em um hospital de Cuiabá desde o último dia 22 de julho, após sofrer um acidente de motocicleta no município de General Carneiro (a 442 km da capital).
Rondon Bassil Dower Filho ingressou na magistratura em 1985, por concurso público, assumindo como juiz de Direito do Estado de Mato Grosso e jurisdicionando nas comarcas de Poxoréu, Barra do Bugres e Barra do Garças. Em 2012, foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade e se aposentou em fevereiro deste ano.
O velório está sendo realizado na Funerária Santa Rita, sala 01, em Cuiabá - MT, até às 16 horas. O sepultamento ocorrerá em local e horário a serem definidos ainda hoje.
Neste momento de dor, a Justiça de Mato Grosso se une em oração à família e amigos.
"É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do estimado desembargador Rondon Bassil Dower Filho. Sua trajetória no Judiciário mato-grossense foi marcada pela integridade, competência e dedicação à Justiça. Manifesto minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que conviveram com esse grande magistrado. Já sentíamos sua ausência, após a aposentadoria, no TJ, e agora ficará também uma lacuna do ponto de vista pessoal. Que Deus conforte a todos os corações", pontuou o presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira.
Que tristeza | 11/08/2025 08:08:44
Ser humano diferenciado é muito disciplinado , cheio de vigor a pesar da idade . Que Deus o receba em seus braços e conforta os familiares. Última vez que o vi foi praticando atividades nadando no prédio onde morava e me chamou muito atenção pela disciplina na aula.
cuiabano | 11/08/2025 08:08:08
Deus é justo, enfim leva junto seus males....
Hilton Taques de Abreu | 11/08/2025 07:07:39
Que loucura, fez o Desembargador Bazil, um idoso de 75 anos, sair correndo de MOTO pelas estradas mal conservadas de Mato Grosso, é acidente na certa. Centenas de pessoas jovens ou idosos tem morrido de acidente com motos nos ultimos anos. Que pena, um foi um Juiz correto e honesto, diferente de muitos desses que estão na ativa. Nossos sentimentos a familia.
SECULT | 11/08/2025 07:07:01
Nada contra que, qualquer um ande do que quiser. Mas um idoso de 75 anos precisa entender que possui algumas limitações. Meus pêsames aos familiares desse Senhor ??
Obras do Rodoanel estão com 44% de execução
Segunda-Feira, 11.08.2025 11h04
Prefeito, primeira-dama e vice lamentam falecimento
Segunda-Feira, 11.08.2025 10h43
MPMT lamenta falecimento de desembargador
Segunda-Feira, 11.08.2025 10h36
VG amplia atendimentos pelo Consórcio de Saúde
Segunda-Feira, 11.08.2025 10h35
Réu por morte em "tribunal do crime" vai a júri em Cuiabá
Segunda-Feira, 11.08.2025 10h30