Quinta-Feira, 03 de Julho de 2025, 15h42
CUIDADO E DIREITOS
DPEMT discute cuidados com a pessoa idosa
Da Redação
Quando se fala em cuidado, a primeira coisa que vem à cabeça é acolhimento, porém, o conceito vai muito mais além. Cuidado é um conjunto de atividades essenciais ao funcionamento da vida e da sociedade, ou seja, são atividades que tem como objetivo atender todas as demandas sociais, físicas e emocionais das pessoas ao longo da vida, desde a infância até a velhice. Foi pensando nisso que a Constituição Federal Brasileira e o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) criaram uma série de normas para definir os direitos e deveres tanto dos idosos como de seus cuidadores.
O direito ao cuidado das pessoas idosas abarca todo uma gama de deveres, como o cuidado à saúde, dignidade, segurança, bem-estar, psicológica, econômica, educacional e até mesmo jurídica. Obviamente que a família tem papel fundamental neste cuidado, porém, a atenção aos idosos também é de responsabilidade de toda a sociedade, até mesmo do Estado.
É por isso que a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) atua para garantir a atenção a esse grupo da sociedade.
Com o objetivo de ampliar as discussões acerca dos cuidados, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, a DPEMT, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso (Esdep), realiza o VI Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas, com o tema “Cuidado e Direitos Fundamentais”, na Faculdade de Tecnologia do Senai/MT (FATEC), em Cuiabá.
O evento reúne profissionais de diversas áreas para discutir os impactos sociais, jurídicos e institucionais do cuidado em contextos marcados por desigualdades históricas. O congresso propõe uma reflexão crítica sobre como o cuidado em suas diversas formas é distribuído de maneira desigual na sociedade brasileira.
Além das palestras com convidados de renome nacional, o Congresso contará com um espaço dedicado à apresentação de trabalhos. Profissionais, pesquisadores, defensores públicos, integrantes de equipes técnicas e demais interessados poderão submeter suas produções para compor os anais do evento e apresentá-las oralmente ao longo dos três dias de programação.
Os textos devem apresentar pesquisas, estudos de caso, experiências práticas, análises, ações ou intervenções relacionadas à atuação das Defensorias Públicas e às demandas dos públicos por elas atendidos, com foco na efetivação de direitos e nas políticas públicas de cuidado. Cada resumo deve conter entre 200 e 300 palavras e estar vinculado a um dos sete eixos temáticos do evento:
• Cuidado e Mulheres
• Cuidado e as Desigualdades Raciais
• Cuidado, Infância e Juventude
• Cuidado e Pessoas com Deficiência
• Cuidado e Pessoas Idosas
• Cuidado e Pessoas Privadas de Liberdade
• Financiamento e Políticas Sociais de Cuidado
• Cuidado, Saúde Mental e Uso de Drogas
• Cuidado e Direitos Fundamentais
• Cuidado e Políticas de Promoção ao Bem-estar
Para realizar a inscrição no Congresso, basta acessar este link. Já para inscrever os trabalhos, basta acessar este link até o dia 13 de julho.
Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá
Sábado, 19.07.2025 15h42
SER Família Capacita forma mais nove turmas em cursos gratuitos
Sábado, 19.07.2025 15h33
Sargento vira réu após flagrado bêbado e chutar soldado da PM
Sábado, 19.07.2025 15h02
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Sábado, 19.07.2025 14h37
MPF arquiva inquérito sobre hidrelétrica em terra indígena em MT
Sábado, 19.07.2025 13h40