Cidades

Quinta-Feira, 03 de Outubro de 2024, 18h02

ABSURDO

Equipamentos falsificados são apreendidos dentro de hospital em MT

Foram conficadas bombas de infusão usadas para aplicar medicamentos na veia

Da Redação

 

Uma operação realizada na Santa Casa de Rondonópolis nessa quarta-feira (2) apreendeu 64 bombas de infusão, equipamento eletrônico que administra a aplicação de medicamentos pela veia de pacientes, que seriam falsificados. A apreensão dos equipamentos decorreu de uma denúncia feita pela Controladoria Geral da União (CGU) e foi feita pela Vigilância Sanitária que contou com apoio policial.

A CGU já havia feito a denúncia de que teria identificado bombas de infusão falsificadas no estoque da Santa Casa e cobrou uma ação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), mas a SES por sua vez reconheceu que se tratava de uma fiscalização que caberia à Vigilância Sanitária Municipal, que cumpriu a determinação nessa quarta-feira e encontrou um total de 64 desses aparelhos falsificados no estoque do hospital.

Um documento remetido pela CGU à SES na época dizia textualmente que “há suspeitas de que a empresa Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis está com equipamentos de Bomba de Infusão BYS-820 falsificadas em sua unidade”, o que foi confirmado pela operação que resultou nas apreensões.

Os aparelhos foram apreendidos e uma rigorosa investigação vai apurar como os equipamentos médicos falsificados foram parar no estoque da Santa Casa e quem foi o responsável pela sua aquisição, assim como irá apurar se foi usado dinheiro público na compra das bombas de infusão falsificadas.

Comentários (1)

  • Sueli  |  03/10/2024 18:06:21

    O pior é que isso tudo não dá em nada, infelizmente.

Confira também: Veja Todas