Segunda-Feira, 12 de Maio de 2025, 14h11
VERDE NOVO
Escola Padre Pombo celebra o Dia das Mães com ação
Da Redação
Em um dia marcado por afeto e consciência ambiental, a Escola Estadual Padre Raimundo Conceição Pombo, em Cuiabá, foi palco de uma ação especial do Programa Verde Novo, que reuniu alunos e professores em torno de um propósito duplo: homenagear o Dia das Mães e plantar as sementes de um futuro mais verde e saudável.
Ao todo, 600 mudas de árvores nativas e frutíferas foram distribuídas aos estudantes, que levaram para casa o presente ecológico destinado às mães — um gesto que simboliza amor, cuidado e compromisso com o meio ambiente.
A ideia, segundo a diretora da escola, Jovilani Gonçalves, surgiu da proposta inicial do Verde Novo, que buscava integrar a escola às ações da Semana do Meio Ambiente. No entanto, uma conexão especial com o Dia das Mães fez o projeto ganhar um novo significado.
“Quando o Programa Verde Novo veio até a escola, eles me explicaram todo o projeto e, a princípio, seria para a Semana do Meio Ambiente. Mas, como plantar também é vida, e quem mais representa a vida do que as mães, eu pensei na hora: ‘Podemos unir isso ao Dia das Mães?’”, relatou a diretora. “Ao entregar uma muda para a mãe, a gente colocou até um recadinho, dizendo que o filho e a mãe iam plantar e cultivar essa semente para sempre. É uma forma de construção de laços, com algo que vai crescer, germinar, brotar e dar frutos.”
Para a engenheira florestal do Programa Verde Novo, Rosiane Carnaíba, a iniciativa foi mais do que uma ação de entrega de mudas: tratou-se de um momento de sensibilização. “Esta ação combinou a distribuição de mudas com a conscientização ambiental e o carinho do Dia das Mães. É simbólico ver essas crianças plantando em casa com suas mães”, afirmou. “Percebemos que os alunos já entendem a importância da arborização urbana. Elas se empolgam em levar, plantar e cuidar das mudas. Com esse gesto, levam para a família o que aprenderam na escola.”
A empolgação das crianças ficou evidente nas palavras dos próprios alunos. Davi Luiz Santos de Deus, de 10 anos, fez sua escolha pensando no sabor e no simbolismo. “Escolhi uma muda de caju porque adoro caju, minha mãe também, e dá para fazer suco! Aprendi hoje que árvores deixam o clima mais fresco. Se plantarmos muitas, nossa cidade quente vai ficar mais fresquinha.”
Já Daniele Pereira Riquelme, também de 10 anos, optou por um ipê roxo. “Eu gostei muito de saber que as plantas dão muito oxigênio para todo o planeta Terra e é muito importante para todo mundo e para os seres vivos também. Eu escolhi o ipê roxo porque a minha tia tem várias plantas e eu quero dar essa de presente para ela, pois ela é como uma mãe para mim.”
Desde 2017, o Programa Verde Novo, iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso , vem promovendo ações de reflorestamento urbano em Cuiabá e Várzea Grande, tendo já disponibilizado mais de 200 mil mudas de árvores nativas e frutíferas à população. Com foco na mobilização social e no incentivo à arborização urbana, o programa busca devolver à capital mato-grossense o título de Cidade Verde, reduzindo a sensação térmica e aumentando a umidade do ar.
Na Escola Padre Pombo, o impacto do programa vai além dos números. Para a diretora Jovilani Gonçalves, o verdadeiro resultado está nos vínculos formados. “A família é o exemplo. Se a família começa, junto com a criança, a plantar uma árvore, essa criança também terá um olhar diferenciado para o ambiente. E isso, para nós, é uma verdadeira colheita de futuro.”
Bairro em VG receberá R$ 10 milhões
Terça-Feira, 13.05.2025 20h30
Justiça manda dona de funerária devolver pertences de ex-funcionária
Terça-Feira, 13.05.2025 19h23
Prefeita e vice "arrancam" 39 radares das avenidas de VG
Terça-Feira, 13.05.2025 19h18
Seduc lança material para ensino da história
Terça-Feira, 13.05.2025 18h13
Semana da Transparência em Cuiabá envolve ações com 200 crianças
Terça-Feira, 13.05.2025 17h52