Quarta-Feira, 09 de Julho de 2025, 11h38
Esmagis-MT promove II Webinário do Eixo Ambiental
Da Redação
A Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) realiza no dia 18 de julho de 2025, das 8h às 11h, o II Webinário do Eixo Ambiental, com o tema “Direito Ambiental em Construção: a jurisprudência como fonte de consolidação conceitual e normativa”. A atividade será realizada de forma virtual, por meio da plataforma Microsoft Teams, e integra a proposta pedagógica da gestão da Esmagis-MT para o biênio 2025-2026. (Inscrições aqui)
A iniciativa visa atender ao eixo temático da Esmagis-MT voltado ao Meio Ambiente, conduzido pelo desembargador Rodrigo Curvo, com foco na capacitação de magistrados nos princípios protetivos do Direito Ambiental — especialmente os da precaução, prevenção e poluidor-pagador. A proposta é fomentar estudos e debates aprofundados não apenas sobre as normas ambientais, mas também sobre suas implicações práticas, com especial atenção ao entendimento jurisprudencial.
A programação contará com duas palestras de especialistas de renome nacional e internacional. O procurador do Estado de Mato Grosso e professor associado da UFMT, Patryck de Araújo Ayala, apresentará a palestra “Aspectos Conceituais do Direito Ambiental no Discurso Jurisdicional: Da Abstração à Concretização Judicial”.
Em seguida, a professora-doutora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Patrícia Perrone Campos Mello, abordará o tema “Contextualizando a função da jurisprudência das Cortes Democráticas à tutela do meio ambiente”.
Segundo os organizadores, em um campo jurídico marcado por princípios abertos, normas programáticas e tensões constantes entre interesses públicos e privados, a interpretação judicial tem desempenhado papel estruturante na definição e evolução dos conceitos fundamentais da matéria. Mais do que simples repetição de decisões, a jurisprudência ambiental tem servido como vetor de densificação normativa, atribuindo concretude a princípios como o da precaução, prevenção, desenvolvimento sustentável e função socioambiental.
“Em tempos de crise climática, de degradação de biomas e de judicialização crescente das questões ambientais, torna-se ainda mais urgente o aprofundamento crítico da jurisprudência como instrumento de efetivação dos direitos difusos e de desenvolvimento de uma dogmática ambiental sólida e comprometida com a justiça ecológica”, ressaltou o desembargador Rodrigo Curvo.
A atividade é coordenada pela Diretoria da Esmagis-MT, composta pelo desembargador Márcio Vidal (diretor-geral), desembargadora Anglizey Solivan de Oliveira (vice-diretora) e desembargador Rodrigo Roberto Curvo, colaborador do Eixo Ambiental. As inscrições seguem abertas até o dia 16 de julho.
Palestrantes
Patrick de Araújo Ayala é procurador do Estado, pós-doutor, doutor e mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC). Realizou estágio de doutoramento junto à Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa no ano de 2006 (PDEE/CAPES). É professor associado IV nos cursos de graduação e de mestrado em Direito da UFMT e foi coordenador adjunto do Programa de Mestrado em Direito Agroambiental da UFMT (2011-2014). Membro do programa “Harmony with Nature” (United Nations) na condição de especialista independente, desde 2018. É pesquisador do grupo de pesquisas “Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco” (certificado pela Instituição e cadastrado no CNPQ), líder do grupo de pesquisas “Jus Clima”, e membro da World Comission on Environmental Law da IUCN (2021/2025).
Patrícia Perrone Campos Mello é professora-doutora titular do Programa Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário de Brasília (CEUB). Professora Adjunta de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora e Mestre em Direito pela UERJ. Realizou estudos pós-doutorais na Harvard Kennedy School (Ash Center for Democratic Governance and Innovation, EUA) e no Max Planck Institute for Comparative Public Law and International Law (Alemanha).
Secretária de Altos Estudos do Supremo Tribunal Federal (2023-2024), assessora de Ministro do Supremo Tribunal Federal (2014-2023), procuradora do Estado do Rio de Janeiro (2000-2024). Editora-Chefe da Revista Brasileira de Políticas Públicas (CEUB) e da Suprema Revista de Estudos Constitucionais (STF). É membro do Comitê Executivo da International Association of Constitutional Law (IACL).
MPF arquiva inquérito sobre hidrelétrica em terra indígena em MT
Sábado, 19.07.2025 13h40
Cuiabá tem linha direta de ônibus para atender Circuito Brasileiro de Vôlei
Sábado, 19.07.2025 11h48
Processo de papiloscopistas contra peritos por “ funções roubadas” volta tramitar
Sábado, 19.07.2025 11h10
Ladrão de banco é condenado por oferecer propina de R$ 50 mil à PM
Sábado, 19.07.2025 11h04
Primeira-dama de Cuiabá articula nova praça no Distrito do Sucuri com academia e playground
Sábado, 19.07.2025 10h48