Terça-Feira, 18 de Março de 2014, 16h37
Estado ainda acumula dívidas com prefeituras no setor de Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde fará um levantamento das pendências no repasse de recursos da Saúde aos municípios em 2013, 2014 e vai elaborar uma minuta de nota técnica orientando sobre as transferências atrasadas nesses dois anos e possíveis débitos de 2010 e 2011. A deliberação foi definida na manhã desta terça-feira (18), durante reunião na secretaria, com a participação de representantes da Associação Mato-grossense dos Municípios, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde e Secretaria de Estado de Saúde. O levantamento será repassado à AMM e ao Cosems no dia 28 de março. No dia 1 de abril as equipes voltarão a se reunir para o esclarecimento de eventuais dúvidas sobre os dados.
O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, disse que esse balanço será importante para os municípios planejarem suas ações. “A saúde é uma prioridade para a gestão municipal, que necessita de recursos para garantir todos os investimentos necessários para a população”, assinalou. Constantemente os prefeitos recorrem à AMM para expor as dificuldades em administrar a pasta devido à insuficiência de recursos para atender a demanda, cada vez mais crescente.
Em relação a 2013 ainda está pendente o repasse dos meses de novembro e dezembro. Parte dos recursos de janeiro de 2014, referente ao Programa Saúde da Família e Saúde Bucal, já foi transferido às prefeituras. Segundo a secretária adjunta de Gestão Estratégica da SES, Marlene Anchieta, o restante dos recursos do mês de janeiro será quitado até a próxima segunda-feira (24).
A reunião também contou com a participação do vice-presidente do Cosems e secretário de Saúde de Primavera do Leste, Fábio Henrique Lago. O Cosems e a AMM estão se reunindo periodicamente com a Secretaria de Estado de Saúde para acompanhar o repasse dos recursos às prefeituras.
Em fevereiro representantes das instituições se reuniram com o secretário de estado de Saúde, Jorge Lafetá, para debater um calendário de repasse. A meta é abrir um canal de negociação visando a regularização junto aos municípios.
Desde o início de 2013 a atual diretoria da AMM vem articulando junto ao governo do estado a quitação dos débitos da Saúde com os municípios. O calendário dos restos a pagar de 2012 foi estabelecido após meses de negociação, em diversas reuniões, com o ex-secretário de Saúde, Mauri Rodrigues, chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, prefeitos representantes dos Consórcios de Saúde e também o Cosems. Outra prioridade da AMM é voltar a discutir a lei 9.870/2012, que estabeleceu cortes no repasse da saúde, principalmente na atenção básica.
Encontro de Prefeitos – Durante a reunião também ficou definido que a Secretaria de Estado de Saúde vai participar do 31º Encontro de Prefeitos, que será realizado de 22 a 24 de maio, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. A equipe da secretaria vai ocupar um espaço na área destinada ao Governo do Estado, um dos parceiros na realização do evento, que vai reunir gestores de todo o estado. Paralelamente ao Encontro de Prefeitos, será realizado o Encontro de Primeiras-damas e 5º Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo.
DAE promove dia de vacinação e reforça cuidado com a equipe
Sábado, 19.07.2025 19h42
Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá
Sábado, 19.07.2025 15h42
SER Família Capacita forma mais nove turmas em cursos gratuitos
Sábado, 19.07.2025 15h33
Sargento vira réu após flagrado bêbado e chutar soldado da PM
Sábado, 19.07.2025 15h02
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Sábado, 19.07.2025 14h37