Sexta-Feira, 31 de Julho de 2015, 13h36
Estado firma parceria para oferecer cursos técnicos a estudantes do EJA
Da Redação
Estão abertas as inscrições prévias do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para alunos que se enquadram na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com isso, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) firmou uma parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP) para que as aulas da Escola Técnica Estadual de Cuiabá sejam ministradas nas edificações da ESP. O termo de cooperação, assinado na quarta-feira (29.07), tem vigência de cinco anos.
A Escola Técnica Estadual (ETE) de Cuiabá é uma das oito unidades de ensino técnico que serão construídas por meio da renovação do convênio entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Seciteci, realizada em junho deste ano. Como a ETE Cuiabá foi criada antes do início da construção do prédio, as aulas serão realizadas onde hoje é escola a Escola de Saúde Pública, até que tenha sede própria.
Sete cursos que equivalem ao ensino médio, mas com enfoque em diferentes profissões, serão oferecidos: Enfermagem; Recursos Humanos; Edificações; Técnico em Alimentos; Técnico em Manutenção e Suporte em Informática; Rede de Computadores; Técnico em Desenho; e Construção Civil.
Todos os cursos têm 2,4 mil horas/aula, o que significa que o estudante concluirá o ensino médio juntamente com o técnico, em três anos. Cada curso oferece 40 vagas, que serão preenchidas de acordo com os critérios do EJA, com todos os benefícios do Pronatec.
Qualquer uma das modalidades é gratuita e os estudantes recebem material didático, cartão de transporte, mochila, kit aluno (com caneta, lápis, borracha e caderno) e uniforme (duas camisetas). Para o supervisor de Relações Institucionais da Seciteci/Pronatec, Emerson Santana, “é um desafio novo atender as necessidades do EJA dentro do Pronatec”.
Inscrições - A fase de pré-matrícula do Pronatec/EJA está aberta desde o dia 20 de julho. Nesta etapa o candidato precisa preencher a ficha de inscrição com todos os dados e declarar se está interessado em cursar os três anos de formação profissionalizante.
A ficha preenchida deve ser entregue na Seciteci, no Centro Político Administrativo, ou no local onde a ETE Cuiabá está instalada: Escola de Saúde Pública, no parque Zé Bolo Flô, Bairro Coophema.
Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá
Sábado, 19.07.2025 15h42
SER Família Capacita forma mais nove turmas em cursos gratuitos
Sábado, 19.07.2025 15h33
Sargento vira réu após flagrado bêbado e chutar soldado da PM
Sábado, 19.07.2025 15h02
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Sábado, 19.07.2025 14h37
MPF arquiva inquérito sobre hidrelétrica em terra indígena em MT
Sábado, 19.07.2025 13h40