Segunda-Feira, 05 de Fevereiro de 2018, 17h20
Fávaro divulgará programa "Internet para Todos"
Da Redação
A partir deste ano, municípios mato-grossenses que não possuem acesso à internet ou contam com prestação de serviço ineficaz, poderão contar com o programa do governo federal ‘Internet para Todos’. Para informar como se dará a inclusão dessas cidades, o vice-governador Carlos Fávaro, visitará, nesta semana, oito municípios da região Alto do Teles Pires. O programa, que disponibilizará conexão em banda larga, foi lançado em Cuiabá pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, em dezembro de 2017.
Para Fávaro, apesar de Mato Grosso ser um estado com destaque na produção agrícola em nível mundial, ainda é necessário avançar muito na área de tecnologia da informação e comunicação. “Esse programa será um marco no desenvolvimento para o nosso estado e, não somente para a economia, mas para as oportunidades que se abrirão para os milhares de cidadãos mato-grossenses, que se beneficiarão diretamente com o acesso para estudos e qualificações profissionais”, garantiu.
Fávaro explicou, ainda, que a Vice-governadoria deu início ao processo e cadastrou os municípios junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). “A nossa ida para o interior será para explicar e esclarecer dúvidas sobre como se dará a inclusão ao programa. Para participar, os municípios deverão firmar um termo de adesão com o Ministério, no qual indicarão as localidades para atendimento. Após a adesão, as Prefeituras deverão disponibilizar uma área para que a antena, cedida pelo governo federal, possa ser instalada”, disse ele.
O termo de adesão definirá as obrigações do município, como a garantia de infraestrutura básica para a instalação dos equipamentos de conexão e a aprovação pelas Câmaras Municipais da dispensa da cobrança de Imposto Sobre Serviços (ISS). Para ter acesso, o cidadão pagará uma taxa bastante reduzida comparado aos valores praticados no mercado, já que além de ser um programa de cunho social, a empresa que atender as localidades terá garantias e isenções oferecidas pelo governo federal.
Na quarta-feira (07.02), Fávaro inicia as visitas no município de Santa Rita do Trivelato. No mesmo dia, segue para o distrito de Água Limpa e Lucas do Rio Verde. Na quinta-feira (08), será a vez do distrito de Primaverinha, Sorriso e Santa Carmem. Já no último dia de viagem, sexta-feira (09), o vice-governador visitará as Prefeituras dos municípios de Sinop, Cláudia e União do Sul.
Satélite
No Brasil há mais de 30 mil localidades sem a conexão ou com prestação inadequada de serviço para acesso à internet. Como parte do esforço do governo federal para ampliar o acesso à internet em banda larga no país, a Telebrás, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), atuará na implantação do Internet para Todos. O satélite será utilizado para prover conexão, especialmente nas regiões mais remotas.
Lançado em maio de 2017, o equipamento tem capacidade para cobrir toda o território brasileiro. É o primeiro satélite geoestacionário do país de uso civil e militar. O projeto é fruto de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa, com investimentos estimados em R$ 2,7 bilhões.
Padre que estuprou coroinhas em MT não poderá trabalhar fora da cadeia
Domingo, 13.07.2025 17h40
Médico alerta para 'pandemia' de pessoas 'desatentas ao presente'
Domingo, 13.07.2025 17h21
Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil cirurgias este ano
Domingo, 13.07.2025 16h55
Programas Agentes Mirins de MT reúnem 500 participantes
Domingo, 13.07.2025 16h50
olitec conclui 80 laudos de exames de eficiência de armas de fogo
Domingo, 13.07.2025 16h45