Sexta-Feira, 04 de Julho de 2025, 18h02
CAPACITAÇÃO
Força Tática simula ataque em escola militar de Cuiabá
Da Redação
A Força Tática do 1° Comando Regional concluiu, nesta sexta-feira (4.7), o 8° Curso de Prevenção e Enfrentamento ao Agressor Ativo, com uma simulação na Escola Estadual Militar Dom Pedro II Presidente Medici, em Cuiabá. A capacitação teve início na última segunda-feira (30.6), com 28 policiais militares. O curso contou com uma série de ações estratégicas voltadas à atuação em situações de crise envolvendo ambientes escolares.
A simulação proporcionou uma experiência que se aproximasse da realidade operacional, com utilização de armamentos de airsoft, e contou com participação de estudantes da unidade.
Conforme a comandante da Força Tática, tenente-coronel Suzane Tamanho, participaram da instrução policiais militares de diversas unidades, além de integrantes de outras forças de segurança pública, como a Guarda Municipal de Várzea Grande, a Polícia Penal e um policial pertencente ao Estado de Amapá.
Durante a semana, os participantes têm vivenciado aulas teóricas e práticas que envolvem técnicas de progressão tática, abordagem em ambiente confinado, gerenciamento de crise e posicionamento seguro com armamento, tudo voltado para o cenário específico de instituições de ensino.
Segundo a tenente-coronel Suzane, a capacitação busca preparar os agentes para agir de forma rápida, coordenada e eficiente, preservando o maior número de vidas possível em situações de risco iminente.
"Esse é um conhecimento novo, mas extremamente necessário no cenário atual. Nosso objetivo é garantir que todos os profissionais estejam aptos a intervir de forma segura e eficaz em ocorrências que envolvam a comunidade escolar”, destacou a comandante da Força Tática.
O subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira, parabenizou os policiais militares da Força Tática por mais uma iniciativa que prepara não somente militares da unidades, mas de outras instituições, reforçando a confiança do patrulhamento tático, ostensivo e preventivo da PMMT.
"Essa iniciativa faz parte de mais um projeto voltado à segurança pública visando qualificar a tropa para situações reais, promovendo a segurança e a eficácia nas ações de enfrentamento ao crime. A utilização de equipamentos adquiridos pela PMMT através do Governo do Estado reforça o compromisso com treinamentos que garantam a excelência no atendimento à população", destacou o coronel José Nildo.
TJ penhora aposentadoria de investigadores da PC por propina de R$ 200
Quinta-Feira, 10.07.2025 22h15
Estado e MPMT firmam acordo para melhorias em unidade socioeducativa
Quinta-Feira, 10.07.2025 18h55
Vara do Meio Ambiente de Cuiabá lança mutirão
Quinta-Feira, 10.07.2025 18h11
União do sistema de justiça garante guarda de menino ao avô
Quinta-Feira, 10.07.2025 17h55
VG oficializa propostas da 11ª Conferência
Quinta-Feira, 10.07.2025 17h47