Sexta-Feira, 24 de Abril de 2015, 20h34
Governo vai reconstruir escola inaugurada há 4 anos
Da Redação
Em um prazo de 45 dias, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), inicia a reconstrução da escola Marechal Cândido Rondon, no distrito de Coqueiral, zona rural do município de Nobres (125 km de Cuiabá).
Apesar de assegurar a obra à comunidade local, o governador Pedro Taques alertou que vai acionar os responsáveis pela construção. O prédio foi inaugurado em 2011 e está interditado por problemas estruturais. “O que aconteceu aqui foi um crime”, reforçou o chefe do Executivo.
Na manhã desta sexta-feira (24.04), o governador, o secretário de Educação, Permínio Pinto, e técnicos da Seduc estiveram na escola e se reuniram com a direção, professores e autoridades políticas do município.
Um ano e meio após a inauguração, a unidade acabou sendo interditada. A situação está sendo analisada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Para manter o atendimento a 303 alunos do distrito de Coqueiral e circunvizinhos, o Estado desembolsa por mês R$ 33.380,00 referentes ao aluguel de 10 salas de aulas móveis.
A diretora Helen Marlei Rodrigues da Silva acrescentou que deposita confiança na atual gestão para resolver os problemas na escola. Conforme ela, vários documentos foram protocolados, à época, alertando sobre a situação desde que as falhas começaram a surgir.
“Eu vou atrás de quem construiu esta escola, roubar dinheiro da educação é roubar o futuro de uma geração de mato-grossense. Em 45 dias vamos lançar a obra, mas não vamos deixar de lado a cobrança sobre os responsáveis”, afirmou o governador para um grupo de professores.
O engenheiro da Seduc, Fábio Frigeri, informou que o problema na estrutura foi ocasionado por não suportar o peso da cobertura. Por isso, as telhas de barro terão que ser substituídas por termo acústicas e também será trocada a estrutura de madeira por metálica. Rachaduras nas paredes são evidentes em várias áreas.
Com isso, será refeita toda a instalação elétrica e reforço em algumas paredes. O orçamento da obra deve ser concluído em 15 dias, depois da conclusão do projeto de execução.
Professores também reivindicaram o funcionamento a internet, já que o sinal na escola é falho, além de novos computadores. A última vez que a escola recebeu equipamentos foi em 2006, portanto, não atendendo mais às necessidades da comunidade.
Permínio se comprometeu em atender a demanda dos equipamentos eletrônicos, além de restabelecer o sinal da internet.
DAE promove dia de vacinação e reforça cuidado com a equipe
Sábado, 19.07.2025 19h42
Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá
Sábado, 19.07.2025 15h42
SER Família Capacita forma mais nove turmas em cursos gratuitos
Sábado, 19.07.2025 15h33
Sargento vira réu após flagrado bêbado e chutar soldado da PM
Sábado, 19.07.2025 15h02
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Sábado, 19.07.2025 14h37