Cidades

Domingo, 05 de Março de 2023, 18h50

HERÓI FAKE

Homem que “enquadrava pessoas fantasiado de PM" em Cuiabá vai responder processo

Elton Jhonny Belmonte Lopes foi flagrado pela Polícia Militar num posto

DIEGO FREDERICI

Da Redação

 

A juíza da 7ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça (TJMT), Ana Cristina Silva Mendes, determinou a citação por edital de Elton Jhonny Belmonte Lopes, acusado de usurpação da função pública. Ele foi flagrado no ano de 2016 pela Polícia Militar, em Cuiabá, realizando abordagens a pessoas que se encontravam no Posto Podium, na capital, utilizando uma farda militar, além de um gorro da PM de Mato Grosso com a graduação de “sargento e subtenente”.

O despacho da juíza é do último dia 22 de fevereiro. A citação por edital consiste em publicação na imprensa escrita (jornais), ou em outros meios de circulação de informação de acesso facilitado à sociedade. Ela só substitui a citação “convencional”, por meio de oficial de justiça, quando o endereço ou a localização das partes não são conhecidos.

“Efetuar a citação do(a) denunciado(a) acima qualificado(a), atualmente em lugar incerto e não sabido deste juízo, dos termos da ação penal em epígrafe para, no prazo de 10 dias contados do término do prazo deste edital, responder à acusação por escrito, ficando ciente que na resposta poderá arguir preliminares e alegar tudo que interesse à sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, até o máximo de 08”, diz a publicação.

Segundo a denúncia, Elton Jhonny Belmonte Lopes abordava pessoas no Posto Podium, em Cuiabá, com fardamento policial e também um simulacro de arma de fogo. Quando questionado pela PM (verdadeira) o que fazia ali, Elton respondeu que ganhava R$ 1 mil de uma pessoa denominada como “Sargento Moisés” para realizar a “segurança” do posto de combustíveis.

O “Sargento Moisés”, identificado como Moisés Nunes Moreira, foi ouvido nos autos e se defendeu dizendo que “tais informações são caluniosas, fantasiosas, visando unicamente denegrir a sua imagem”. A citação é uma etapa anterior à fase de instrução processual (produção de provas). Só após seu final o juiz proclama a sentença de condenação ou absolvição.

Confira também: Veja Todas