Quinta-Feira, 27 de Agosto de 2020, 13h25
Idoso de 93 anos com Covid aguarda 10 horas por transferência
JESSICA BACHEGA
Gazeta Digital
Um idoso de 93 anos, com sequelas da covid-19, espera por transferência para outra unidade de saúde desde às 2 horas de quuinta-feira (27), quando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro ficou sem energia elétrica. Às 8 horas prometeram a remoção, porém, próximo de meio dia ainda não haviam levado o idoso para outra unidade de saúde.
Bia Santana conta que o pai, João Pereira Trindade, 93, chegou ao local às 8h de quarta-feira (26) após passar mal devido à sequelas de covid-19 e ainda aguarda transferência para um hospital. Cuiabá tem registrado temperaturas recordes nos últimos dias, que superam os 40°C e não há ar condicionado ou ventilador para amenizar o desconforto dos internos.
“Meu pai pegou covid e fez tratamento por 7 dias. Ele estava na UPA do Verdão e teve alta, mas começou a passar mal de novo e achamos melhor trazer para cá. Mas está desse jeito. Ele está com metade do pulmão comprometido e ninguém explica nada direito para a gente. Está esperando vaga em hospital, mas não falam para onde ele vai. A luz acabou, dizem que por causa de um problema no padrão, e até agora nada”, relata a filha.
Por volta do meio dia desta quinta a luz ainda não tinha voltado e muitos pacientes estavam no local esperando atendimento. O idoso está no isolamento aguardando remoção.
A filha relata que o pai fez novos exames de covid, mas ela não teve acesso aos resultados. Ela encaminhou um vídeo ao , que mostra o local totalmente às escuras.
Outro lado
A Prefeitura de Cuiabá foi procurada e encaminhou a seguinte nota:
"-A falta de energia na UPA Morada do Ouro foi decorrente de um problema técnico. O transformador da unidade queimou e o gerador foi acionado automaticamente, funcionando desde cerca de meio dia até aproximadamente 2h30 da manhã.
-Assim que foi detectado, a equipe de Obras da SMS foi para a unidade para identificar e corrigir o problema. A equipe da Energisa foi acionada e chegou na UPA por volta das 5h da manhã.
-A coordenação da UPA disponibilizou imediatamente a transferência dos pacientes para outras unidades de saúde.
-A Secretaria lamenta o ocorrido e informa que já está fazendo a aquisição de um novo transformador para retomar as atividades da UPA Morada do Ouro o quanto antes".
Dona de cartório é condenada a 20 anos de prisão por matar funcionária em MT
Quinta-Feira, 03.07.2025 20h30
Produtores temem despejo de assentamento em MT
Quinta-Feira, 03.07.2025 17h37
Seduc alinha com servidores de MT
Quinta-Feira, 03.07.2025 17h36
SES apresenta projeto da sede da Central de Conciliação
Quinta-Feira, 03.07.2025 17h05
Conselho da Mulher promove campanha de agasalhos ao Hospital do Câncer
Quinta-Feira, 03.07.2025 16h56