Quarta-Feira, 29 de Setembro de 2021, 10h42
VACINAS
Idosos comemoram dose de reforço em Cuiabá
Da Redação
A semana começou com ares de esperança renovada para centenas de idosos acima de 85 anos de idade que procuraram os polos e unidades básicas de saúde para receber a dose de reforço contra a Covid-19. Somente entre segunda (27) e terça-feira (28), mais de 350 idosos foram atendidos, pouco mais de 10% da meta para essa faixa etária. Isabel Ferraz Belizário, 86, foi ao polo SENAI da Avenida XV de Novembro, com a filha. “Pra mim foi bom. Não tive Covid-19. Na minha família está todo mundo vacinado e ninguém pegou o vírus”, disse. A aposentada aproveitou para deixar um recado a quem ainda não se vacinou: “Façam como eu e venham se vacinar para acabar logo a pandemia”.
O senhor João Alves, 86, também recebeu a dose de reforço no polo SENAI, onde esteve acompanhado da filha Célia Alves Pereira, que é professora e também já foi imunizada. “A gente acha uma proteção a mais. Ele já tomou a vacina no início do ano e a gente pensa que precisa tomar um reforço, ainda mais na terceira idade que está com a imunidade frágil. Graças a Deus, ele não pegou Covid e nem vai pegar! Ele quase não sai de casa, a gente evita aglomeração”, relatou Célia.
Segundo ela, em breve voltará ao polo com a mãe, que tem 84 anos, para reforçar a proteção contra o coronavírus. E aproveitou para elogiar a campanha Vacina Cuiabá. “Aqui ficou melhor do que no Centro de Eventos. Está ótimo o espaço, atendimento muito rápido. Parabéns!”.
Dona Maria Altina Duarte Gomes, 88 anos, compareceu ao polo SENAI logo no primeiro dia para garantir sua dose de reforço. “Vim cumprir as obrigações e agora é esperar melhorar mais, mas estou bem. Graças a Deus, não tive Covid. Se tiver mais [doses], eu venho”, disse, bem-humorada. Ela aproveitou para elogiar os profissionais da saúde que estão se dedicando na campanha de imunização. “Cada um está dando o melhor de si. Que continuem assim e que Deus nos ajude a todos”.
Na terça-feira (28), os filhos e a neta da senhora Maria de Queiroz Maia, 101 anos, levaram a idosa no polo drive-thru do SESI Papa para receber o complemento na imunização contra a Covid-19. “Estou feliz demais”, disse ela, aos risos. Em outubro, a mãe de 8 filhos e avó de 22 netos completará 102 anos.
“Nós ficamos alegres por ela estar com saúde e tomando a terceira dose da vacina. Graças a Deus ela não teve covid, sempre seguiu as orientações. A família se segura para não pegar nela. Todo cuidado é pouco por causa da idade. Me sinto contente e feliz em ver ela forte, ainda consegue fazer as coisas sozinha”, disse o filho Vicente Gonçalves de Queiroz, que alertou aos que ainda não se vacinaram: “É pra procurar a vacina porque isso é importante pra saúde, para acabar com essa pandemia”.
Dose de reforço
A vacinação com reforço para idosos a partir de 85 anos começou na segunda-feira (27), em Cuiabá. Para receber sua dose, o idoso precisa apenas conferir a caderneta de vacinação e, se já tiver tomado a segunda dose há pelo menos 6 meses, poderá se dirigir a qualquer ponto de vacinação, munido da caderneta e documento oficial com foto. O reforço com o imunizante da Pfizer independe da marca de vacina que tenha sido aplicada na primeira e segunda dose.
Além dos polos centrais – SENAI Porto, Assembleia Legislativa, SESC Balneário, SESI Papa (drive-thru) e UFMT (drive-thru), o reforço também está disponível nas unidades básicas de saúde dos seguintes bairros: Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot, Jardim União/Jardim Florianópolis, Três Barras e CPA 1, na Regional Norte; Tijucal, Pedra 90 V e VI, Parque Ohara e Jockey Clube, na Regional Sul; Terra Nova, Pedregal e Dr. Fábio, na Regional Leste e Novo Colorado, Santa Amália e Novo Terceiro, na Regional Oeste.
Padre que estuprou coroinhas em MT não poderá trabalhar fora da cadeia
Domingo, 13.07.2025 17h40
Médico alerta para 'pandemia' de pessoas 'desatentas ao presente'
Domingo, 13.07.2025 17h21
Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil cirurgias este ano
Domingo, 13.07.2025 16h55
Programas Agentes Mirins de MT reúnem 500 participantes
Domingo, 13.07.2025 16h50
olitec conclui 80 laudos de exames de eficiência de armas de fogo
Domingo, 13.07.2025 16h45