Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024, 08h43
CAMPANHA DO TRT
Jogo do Cuiabá recebe o Flamengo teve ação de combate ao racismo
Da Redação
Quando chegou à Arena Pantanal para acompanhar o jogo Cuiabá x Flamengo, na noite dessa quarta (20), a gerente administrativa Cléia Correia foi recebida no clima de combate ao racismo. Logo na entrada, viu as faixas com o slogan “Racismo Não! Somos um só time!”, e recebeu leques com informações sobre como denunciar crimes de racismo e injúria racial.
Antes da bola rolar, juntamente com as 10 mil pessoas que compareceram ao estádio e o público de casa, assistiu ao vídeo com a participação dos jogadores do Cuiabá nos telões e presenciou os jogadores do time anfitrião entrarem em campo com a faixa e a camiseta a campanha.
Animada para acompanhar o jogo, Cléia aprovou ação promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) e pelo time mato-grossense, realizada no Dia da Consciência Negra. “Todo jogo de futebol tinha que ter essa campanha porque o racismo não deveria existir. Esse trabalho precisa continuar”, afirmou.
A marca da campanha também estava estampada no uniforme dos jogadores do Cuiabá durante toda a partida. Os painéis de LED, à beira de campo, e os telões também reforçaram as informações. A ação contou com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da TV Centro América, que divulgou a campanha nos telejornais, rádios e site da emissora.
Com essas ações, a mensagem de combate ao racismo ganhou destaque nacional ao ser transmitida ao vivo no Premiere, canal por assinatura da Rede Globo. O objetivo foi, segundo a presidente do TRT/MT, desembargadora Adenir Carruesco, destacar a união e o respeito não apenas no futebol, mas em toda a sociedade. “Hoje dia da consciência negra o TRT tem o prazer de trazer para Arena Pantanal a nossa campanha contra o racismo. É mais que um feriado, é um dia simbólico e transformador e uma oportunidade de moldar a cultura brasileira para o país que queremos ser”.
O vice-presidente do Flamengo, Marcos Braz, elogiou a campanha e destacou que o time rubro-negro está junto no combate ao racismo. “É uma ação mais que importante, temos que ficar atentos nesse mundo louco que vivemos. Estamos prestigiando e apoiando a campanha. Parabéns ao TRT e ao Cuiabá por estrem atentos a isso. Precisamos de mais humanidade e dignidade, não só no futebol”.
Campanha
A campanha faz parte de uma série de ações da Justiça do Trabalho em Mato Grosso voltadas à equidade racial. A equidade racial é um dos eixos de trabalho do TRT mato-grossense no biênio 2024/2025 e está alinhada com o Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial e com o Prêmio Equidade Racial, do CNJ, no qual o TRT/MT conquistou o segundo lugar nacional neste ano.
Fagner Lemos | 21/11/2024 12:12:35
O racismo ainda persiste mesmo com a campanha. Pq não vi nenhuma criança negra acompanhando os jogadores qdo entraram em campo no jogo do Cuiabá e Flamengo. É só fachada essa campanha. Será que não pode entrar criança negra acompanhando os jogadores?? Fica a dica pra quem é de direito. Já que estão pagando, que busquem acomodar as crianças negras na entrada dos jogadores em campo.
Por multa de R$ 37 mil, Estado processa fazendeira que morreu há 14 anos em MT
Sábado, 02.08.2025 20h40
Escola Adventista e pai de aluno são condenados por ameaça contra estudante
Sábado, 02.08.2025 18h30
Mutirão traz cirurgia inédita e mais outros cinco procedimentos
Sábado, 02.08.2025 17h20
Igreja cita liberdade religiosa para descumprir leis; TJ impõe obrigações
Sábado, 02.08.2025 16h30
Cuiabana decide 'mudar de vida' e se aventura pelos EUA
Sábado, 02.08.2025 15h31