Cidades

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024, 18h54

Juiz auxiliar da Presidência participa da posse da diretoria da Associação dos Auditores Públicos

Da Redação

 

O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Jones Gattass, participou da solenidade de posse da diretoria da Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso (Audipe), realizada na manhã desta sexta-feira (23), no auditório da Escola Superior de Contas. Ele parabenizou os representantes da categoria de servidores, que são responsáveis pela fiscalização da Administração Pública nos municípios e no Estado de Mato Grosso. “Desejamos êxito e sucesso. Que seja uma gestão muito bem sucedida. São os nossos votos”, disse.

Na oportunidade, o magistrado enalteceu a parceria já consolidada entre o Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), que no ano passado realizaram, juntos, o projeto “Tribunais em Ação”, que levou capacitação e orientações a mais de 1,5 mil gestores públicos da região sul do estado, em um grande evento realizado em Rondonópolis, com palestras proferidas por magistrados nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade e judicialização da saúde pública. Além disso, uma oficina on-line sobre cálculos de precatórios foi ministrada pelo próprio juiz Jones Gattass, que é coordenador da Central de Precatórios do TJMT.

Conforme o juiz auxiliar, é de interesse do Tribunal de Justiça manter e ampliar a cooperação com o Tribunal de Contas e com os auditores públicos externos, por meio da Audipe, especificamente na implantação do Programa de Integridade e Compliance, projeto coordenado por ele. “Aqui estamos tratando de um assunto voltado à auditoria e à posse dos auditores públicos externos. E nós temos uma demanda para este ano, que é a criação do Programa de Integridade e Compliance. Quando se fala em integridade e compliance, passa necessariamente pelo que vocês fazem: gestão de risco. E queremos conhecer, na medida do possível, o que o Tribunal de Contas tem nessa área porque, neste ano, a Presidência do Tribunal de Justiça estará focada nessa implantação do Programa de Integridade e Compliance, de modo que nessa parceria que já se consolidou no ano passado, agora trazendo para este universo também, seria maravilhoso podermos contar com vocês”, declarou.

O presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida, enfatizou que ambos tribunais já caminham juntos há muito tempo, com o objetivo em comum de entregar melhores serviços à população mato-grossense, e que isso vai continuar. “O Tribunal de Contas e o Tribunal de Justiça já marcham juntos há bastante tempo. As práticas dos dois tribunais, a união e a unidade dos dois tribunais tem auxiliado muito a população, tem feito com que as práticas de cada tribunal cheguem lá na ponta e atendam ao cidadão. E nós vamos continuar sim com essa parceria entre os dois tribunais para continuar beneficiando o povo de Mato Grosso”, declarou.

A presidente da Associação dos Auditores Públicos Externos de Mato Grosso (Audipe), Simony Jin, agradeceu a presença do juiz Jones Gattass na cerimônia de posse dela e dos demais diretores da entidade e demonstrou satisfação com a proposta de parceria feita pelo juiz auxiliar da Presidência do TJMT. “Eu fico muito feliz porque escutei aqui sobre a intenção do Tribunal de Justiça em criar uma Comissão de Integridade e Compliance e eu quero colocar à disposição nossa categoria. Nós temos pessoas com formações em diversas áreas, mas o nosso negócio, a nossa especialidade está justamente no campo de auditoria, no campo de fiscalização. Então nós temos muito a contribuir, podemos sim criar futuras parcerias. E ficarei muito feliz e contente em criar essa ponte entre os servidores do Tribunal de Contas e o Tribunal de Justiça”, afirmou.

Auditores públicos externos – Categoria de servidores públicos que trabalham nos bastidores da Administração Pública, os auditores públicos externos prestam relevante serviço à sociedade, na busca pela qualidade e eficiência dos serviços públicos e do uso dos recursos.

“Nós somos responsáveis pelas fiscalizações, auditorias, levantamentos, ou seja, toda a base de dados, de relatórios, que vem dar a base instrutiva para o corpo deliberativo do Tribunal de Contas, é realizada por essa categoria. Nós vamos in loco. Somos nós que realizamos as fiscalizações dentro dos municípios, dentro das entidades municipais, realizamos também a fiscalização dos recursos estaduais, dentro das secretarias estaduais”, explica Simony Jin.

A auditora pública externa considera que o trabalho de sua categoria profissional é de extrema importância para garantir os anseios da sociedade em relação ao Poder Público. “Quando a gente desempenha o nosso papel, é como se fôssemos o olhar da sociedade porque nós vamos realizar justamente esse controle externo sobre o recurso. Se ele está sendo bem gerido, dentro dos conceitos de eficiência e de eficácia. Percebo que, dessa forma, a nossa associação dos auditores pode contribuir tanto para a instituição Tribunal de Contas como para a sociedade como um todo”, avalia.

Confira também: Veja Todas