Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2023, 09h48
ADMINISTRAÇÃO
Juiz trata sobre supremacia do interesse público
Da Redação
A supremacia do interesse público e dos direitos fundamentais foi abordada pelo juiz que atua no Paraná Ferdinando Scremin Neto, em palestra sobre a releitura do regime jurídico administrativo. Realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) nesta quarta-feira (22), a capacitação online reuniu servidores de todo o estado.
Ao apresentar as estruturas do regime jurídico administrativo, abordando seus elementos, surgimento e consolidação, o juiz também chamou a atenção para o conceito de interesse público.
“Nem sempre o interesse público será o da maioria das pessoas, porque pode ser que medidas não tão populares sejam necessárias. Como se faz isso? A partir do planejamento, da análise e de dados técnicos. Quando se tem uma administração técnica, as escolhas ficam mais fáceis, porque aí temos o princípio da impessoalidade", destacou.
Neste contexto, também explicou a relação entre este conceito e a política de estado. “Somos servidores públicos. As gestões acabam passando, mas o estado não, o estado é uma entidade perene. Então, os servidores e servidoras são peça chave no desenvolvimento da administração e do próprio interesse público.”
A fala foi reforçada pelo supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Waldir Teis. “Ao entendermos mais sobre essas questões, fica mais fácil direcionarmos nosso trabalho no dia-a-dia. Embora tenhamos nossas preferências, as leis estão acima de nós, então não é a vontade do gestor que vai se sobrepor ao interesse público.”
Ao longo da tarde, Scremin também tratou sobre questões referentes ao controle e inteligência artificial e o desafio do estado em equilibrar os direitos virtuais e coletivos respeitando a constituição. Além disso, apresentou temas de licitações previstos na Lei nº 14.133/2021.
Vale destacar que o encontro, transmitido ao vivo pelo Canal do TCE-MT no YouTube, finalizou um ciclo de três palestras que buscou ampliar as perspectivas do controle externo e do Poder Judiciário sobre a administração pública.
Nas duas primeiras, o magistrado abordou "Processo Civil Estrutural e Diálogo Institucional - a participação dialógica dos Poderes da República na construção das soluções aos grandes problemas sociais levados ao Judiciário" e os "Fundamentos e Aplicação do Princípio Fundamental do Controle na Administração Pública".
Proposta pela Presidência do TCE-MT, a qualificação garante certificação de 12 horas de participação e faz parte da proposta de gestão do conselheiro-presidente José Carlos Novelli, que prioriza a eficiência na gestão pública e a prevenção de erros por meio da qualificação de gestores.
DAE promove dia de vacinação e reforça cuidado com a equipe
Sábado, 19.07.2025 19h42
Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá
Sábado, 19.07.2025 15h42
SER Família Capacita forma mais nove turmas em cursos gratuitos
Sábado, 19.07.2025 15h33
Sargento vira réu após flagrado bêbado e chutar soldado da PM
Sábado, 19.07.2025 15h02
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Sábado, 19.07.2025 14h37