Quinta-Feira, 03 de Abril de 2014, 08h49
ERROS DA ENGEGLOBAL
Justiça Federal manda governo detalhar documentos de obras em 10 dias
Associações alegam obras incompletas e falta de estudo ambiental pela Engeglobal
RAFAEL COSTA
Da Redação
O juiz federal Ilan Presser determinou que o Governo do Estado entregue no prazo de 10 dias todos os documentos relacionados às obras de duplicação da Avenida Vereador Juliano da Costa Marques e referente à restauração da Avenida 8 de abril e do Córrego Mané Pinto.A decisão atende pedido de uma ação civil pública proposta em conjunto pela Associação dos Usuários de Transporte Coletivo do Estado de Mato Grosso (ASSUT-MT) União Municipal de Associações Comunitárias e de Moradores dos Bairros de Cuiabá – (UNILESTE), Associação de Moradores do Bairro Canjica (AMBC), Associação Comunitária do Bairro Terra Nova (ASCOMTA), Associação de Moradores do Bairro Bela Vista (AMOBEV) e Associação de Moradores do Bairro Jardim 08 de abril (AMJOB).
As associações reivindicam a devolução em dobro dos valores recebidos pela empresa Engeglobal diante da falta de execução de 1.500 metros na duplicação da Avenida Vereador Juliano da Costa Marques e dos aditivos contratuais celebrados indevidamente. Ainda exigem a suspensão provisória da Licença Ambiental e de alvará de funcionamento expedidos para a realização da obra de duplicação da Avenida Vereador Juliano da Costa Marques, até a confecção dos estudos ambientais com acompanhamento de equipe multidisciplinar.
Também é reivindicada a suspensão do contrato firmado entre a Engeglobal e o Estado, bem como da entrega da obra incompleta de duplicação da Avenida Vereador Juliano da Costa Marques; revisão do contrato firmado entre Engeglobal e o Estado de Mato Grosso, referente à obra de restauração da Avenida 8 de abril e do Córrego Mané Pinto, com a redução do valor de R$ 19.849.814,45, haja vista a diminuição ou não confecção das obras, além da reestruturação do convênio para prever a restauração da vegetação ciliar nas margens do córrego Mané Pinto e da sua nascente.
A ação civil pública solicitada também que sejam feitas audiências públicas pela empresa Engeglobal nos locais das obras, com duração mínima de 08 horas, com a convocação das comunidades do entorno com carros de som e panfletagem, para participação dos debates sobre impactos negativos e medidas mitigadoras apresentadas pelos estudos ambientais.
Em relação ao pedido de suspensão das obras, o magistrado preferiu julgar somente após a análise de toda a documentação que deverá ser levada ao conhecimento público.
“Por sua vez, no tocante aos demais pedidos formulados em sede de antecipação dos efeitos da tutela, apreciarei os mesmos após a juntada dos documentos relativos aos processos administrativos e projetos das obras reclamados pelo autor, sem os quais não se pode aquilatar a existência ou não das irregularidades descritas na inicial”, diz trecho da decisão.
A empresa Engeglobal Construções pertence ao empresário Robério Garcia, presidente do diretório municipal do PSB e pai do secretário de governo da Prefeitura de Cuiabá e pré-candidato a deputado federal, Fábio Garcia. A empreiteira é responsável pelas obras de reforme e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon e pelo Centro Oficial de Treinamento da UFMT. Ambas estão atrasadas e correm o sério risco de não serem entregue no prazo.
ALZINO BERNARDES DA SILVA | 03/04/2014 10:10:45
AS OBRAS DO ENTORNO DO 8 DE ABRIL, É UMA VERGONHA!!! O SECRETÃRIO DE SECOPA, DEVERIA PASSAR POR ALÃ, PELO MENOS UMA VEZ POR MÊS. ASSIM, ELE IA PERCEBER O VERDADEIRO DESRESPEITO QUE COMETEM COM OS USUARIOS DAQUELAS AVENIDAS. UM VERDADEIRO CAOS! UMA VERGONHA! CHEGA SER INDIGNANTES, PASSAR E VER AQUILO ALÃ. AS MAQUINAS TRABALHANDO AO LADO DOS MONSTRUOSOS BURACOS NAS PISTAS E NÃO TEM CORAGEM DE PELO MENOS PASSAR A MAQUINAS PRA AMENIZAR A SITUAÇÃO. OS BURACOS TOMARAM CONTAS DOS DOIS LADOS DO CÓRREGO. FICO IMAGINANDO.... NÃO CUSTARIA NADA, DAR UMA ALISADA NO SOLO E TAPAR UM POUCO DOS BURACOS! DAVA PRA FAZER ISSO TODA SEMANA! ASSIM, EVITARIA TANTO DESGASTE, POR TÃO POUCO! POXA!!!
MT entrega escrituras definitivas para 64 famílias em Rondonópolis
Sábado, 10.05.2025 18h48
Tapa-buraco avança no CPA e Morada do Ouro
Sábado, 10.05.2025 18h44
Justiça penhora salário de médico que foi preso por beijar paciente em UPA
Sábado, 10.05.2025 18h15
Estudante autista aprovado em 3 cursos elogia programa da Seduc
Sábado, 10.05.2025 15h55
Sema promove workshops regionais sobre segurança de barragens
Sábado, 10.05.2025 15h51