Sexta-Feira, 12 de Março de 2021, 18h35
Kalil Baracat garante apoio à agricultura familiar
Da Redação
Os pequenos produtores rurais do Assentamento Sadia 1 - localizado há 40 quilômetros da região central e que fazem parte da agricultura familiar - terão a oportunidade de ampliar sua produção e competir no mercado comercial, a partir da capacitação da comunidade, treinamentos específicos para cada setor produtivo além de captação de recursos por meio de linhas de financiamentos. O compromisso foi firmado pelo prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, em visita à localidade.
“A nossa gestão tem interesse em alinhar e ampliar parcerias e serviços em prol desta comunidade que trabalha diretamente com a agricultura familiar. Sabemos que os pequenos produtores têm certa dificuldade em aumentar a sua produção, justamente porque não é fácil competir no mercado comercial. Como gestor vou me empenhar no que for possível, e dentro da capacidade financeira do município, essa comunidade, no processo de desenvolvimento para que possam trabalhar e alcançar melhores resultados”, garantiu o prefeito.
Kalil Baracat disse que reconhece a importância da agricultura familiar e de subsistência e, setor este que ajuda a aquecer a economia local e que se tornou uma aliada da Prefeitura Municipal uma vez que a maioria dos produtos hortifrutigranjeiros é utilizada na merenda escolar.
A primeira parada da comitiva, que contou com a presença do Secretário de Estado de Agricultura e Assuntos Fundiários, Silvano do Amaral, do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Célio dos Santos e técnicos e gestores de instituições na agricultura familiar, foi na Cooperativa de Leite e Derivados, onde os associados apresentaram as suas demandas, para o fortalecimento do setor produtivo.
Um dos grandes entraves, de acordo com os cooperados, é com relação à distribuição dos produtos e a consolidação no mercado empresarial uma vez que, até o momento, a produção tem atendido apenas a pequenos mercados.
O Secretário de Agricultura e Assuntos Fundiários, Silvano do Amaral, disse que o Governo do Estado vai ajudar a resolver os problemas da comunidade, e que a presença do prefeito Kalil Baracat também demonstra o seu compromisso não só com os produtores da Cooperativa, mas com toda a comunidade rural. “Vamos buscar meios de viabilizar mais investimento para essa localidade com aporte do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal. Por outro lado, vamos também ampliar as capacitações para melhorar ainda mais a produção existente nos assentamentos”.
Já o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Célio dos Santos, disse que as Cooperativas representam uma corrente do bem e da sustentabilidade, e para que obtenham bons resultados é necessário o engajamento de todos. “O nosso objetivo é formatar uma unidade produtiva regular onde todos possam contribuir de forma igualitária para o bem comum. O prefeito Kalil Baracat já determinou que a nossa pasta tenha um olhar mais atento a essa comunidade e que todos os esforços sejam feitos para ampliar e melhorar as condições dos assentados”.
O gestor comunicou ainda que em breve será feita uma Chamada Pública para a aquisição de bebida láctea que faz parte da lista de produtos para a merenda escolar e que a Cooperativa de Laticínio do Assentamento Sadia 1 já está ajustando a documentação necessária para participar do certame.
MELHORIAS - O acesso às tecnologias, serviços de extensão com uma assistência técnica de qualidade, executada de forma ampla e contínua, são pontos essenciais para que a Agricultura Familiar possa continuar desenvolvendo seu importante papel para o desenvolvimento do segmento econômico.
Por essa razão a Prefeitura Municipal de Várzea Grande estará cedendo um trator para ajudar os assentados na abertura de vias e na execução de trabalhos que exijam o uso do maquinário. Também ficou acordado que tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de Várzea Grande estarão viabilizando recursos para a compra de um caminhão que será de uso exclusivo dos cooperados.
No Assentamento Sadia I o prefeito Kalil Baracat também visitou a propriedade de dona Elite Rosa Luiz que, que por incentivo de técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SANAR-MT) resolveu fazer o plantio de capim cupuaçu irrigado. O material usado para silagem permite que o gado tenha nutrição adequada, uma vez que o pasto nem sempre está em condições de alimentar o animal. No local a comitiva também conheceu o sistema de irrigação que alimenta o gado, plantio e a colheita da lavoura.
Para o prefeito, conhecer e debater o melhoramento e fortalecimento do setor produtivo da agricultura familiar é essencial para a qualidade dos alimentos, agregado a novas tecnologias de produção.
Emocionada dona Eliete enalteceu a presença do prefeito em sua propriedade e disse que a visita das autoridades é um incentivo a mais para todos os assentados. “Saber que o Governo do Estado e Prefeitura Municipal estão unindo forças para trazer melhorias para esta localidade nos deixa mais motivados. A vida do campo não é fácil, ainda mais para os pequenos produtores, mas com a ajuda, principalmente do poder público, podemos vencer as adversidades e ter um pouco mais de tranqüilidade”.
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Sábado, 19.07.2025 14h37
MPF arquiva inquérito sobre hidrelétrica em terra indígena em MT
Sábado, 19.07.2025 13h40
Cuiabá tem linha direta de ônibus para atender Circuito Brasileiro de Vôlei
Sábado, 19.07.2025 11h48
Processo de papiloscopistas contra peritos por “ funções roubadas” volta tramitar
Sábado, 19.07.2025 11h10
Ladrão de banco é condenado por oferecer propina de R$ 50 mil à PM
Sábado, 19.07.2025 11h04