Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2023, 12h26
Maluf aborda equilíbrio fiscal e desenvolvimento em reunião com prefeitos de Várzea Grande e Pontal do Araguaia
Da Redação
O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) Guilherme Antonio Maluf se reuniu com os prefeitos de Várzea Grande e Pontal do Araguaia para tratar sobre equilíbrio fiscal e avanço socioeconômico. Na última sexta-feira (10), os gestores apresentaram suas demandas e conheceram o Programa de Sustentabilidade e Desenvolvimento de Municípios, que será oficialmente lançado no dia 23 de novembro.
De acordo com o presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, o intuito é fortalecer a capacidade de governança institucional para a promoção do desenvolvimento local sustentável nas dimensões fiscal, institucional, econômica, de infraestrutura, ambiental e social.
“No início de nossa gestão, implementamos o Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico e agora o Programa de Sustentabilidade e Desenvolvimento, o que demonstra que trabalhamos com a visão da transversalidade, pois seria em vão desenvolver um planejamento estratégico de longo prazo sem recursos financeiros suficientes para desenvolvê-lo”, destacou Novelli.
Foi o que reforçou Guilherme Antonio Maluf durante a reunião. “Observamos que boa parte dos municípios ‘queimaram’ um estoque financeiro, mas a partir de agora eles não terão mais como contar com isso e precisam se adequar a essa realidade de transferências reduzidas. Isso será fundamental para que consigam executar as políticas públicas”, pontuou.
Na formatação do Programa, foi definida a participação inicial de 18 municípios, sendo que cada uma das das seis comissões permanentes que integram o Programa ficará responsável por três deles, em sua respectiva área temática. Presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social, Guilherme Antonio Maluf está responsável por Várzea Grande, Pontal do Araguaia e General Carneiro.
“Vamos levantar e propor o que for necessário, sem, de forma alguma, assumir o papel do gestor, isso tem que ser deixado muito claro. Quem faz gestão é quem foi eleito, tanto os prefeitos quanto os vereadores, mas nós podemos ajudar”, afirmou o conselheiro, ao destacar que o principal objetivo da proposta é combater as desigualdades que marcam os 141 municípios do estado.
Neste contexto, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, destacou a importância da orientação. “Sempre busquei essa aproximação para que a gente consiga fazer com que as políticas públicas sejam efetuadas de maneira correta e com que os recursos públicos sejam bem aplicados. O Tribunal está mais próximo da administração e nós contamos com essa expertise.”
Desta forma, a atuação do Tribunal pode ser determinante para a vida dos moradores de Pontal do Araguaia, onde, segundo o prefeito Aldecino Francisco Lopo, houve queda de arrecadação estimada entre 10 e 20%. “A situação de muitos municípios está ficando insustentável. Mas, por vermos um projeto assim, ficamos com a certeza de que o Tribunal vai nos ajudar bastante nesse processo de desenvolvimento”, concluiu.
O programa
Coordenado pela Comissão Permanente de Sustentabilidade Fiscal e Desenvolvimento, o Programa de Sustentabilidade e Desenvolvimento de Municípios de Mato Grosso será executado por meio de seis projetos inter-relacionados e interdependentes que, observadas as competências do órgão de controle externo, buscarão contribuir para o atendimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável definidos em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ODS, Agenda 2030).
O Projeto 1 se refere à “Sustentabilidade Fiscal e Desenvolvimento Econômico”, sob o conselheiro Valter Albano. Já o Projeto 2, “Desenvolvimento de Governança Pública e Infraestrutura”, é coordenado pelo presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, que está à frente da Comissão Permanente de Infraestrutura, Tecnologia e Desestatização. O Projeto 3 é referente ao “Desenvolvimento Ambiental”, sob responsabilidade do conselheiro Sérgio Ricardo.
O Desenvolvimento da Saúde, Saneamento Básico e Assistência Social, tema do Projeto 4, é conduzido pela Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social, sob presidência do conselheiro Guilherme Antônio Maluf. O Projeto 5, "Desenvolvimento da Educação e Cultura", está sob o conselheiro Antonio Joaquim, e o Projeto 6, referente ao Desenvolvimento da Segurança Pública, é coordenado pelo conselheiro Waldir Teis, presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública.
Justiça inocenta homem por matar desafeto após levar soco no rosto em MT
Domingo, 06.07.2025 22h00
Erro em BO faz Justiça condenar idosa a indenizar família de morto em Cuiabá
Domingo, 06.07.2025 21h58
Justiça condena empresário a indenizar secretária de MT por acusação sem prova
Domingo, 06.07.2025 20h05
Nova diretoria da Bem-Estar Animal foca em acolhimento
Domingo, 06.07.2025 20h04
Aquário Municipal de Cuiabá recebe mais de 300 mil visitantes
Domingo, 06.07.2025 19h39