Domingo, 23 de Fevereiro de 2014, 10h27
Marinha realiza inspeção naval no Manso e Rio Cuiabá
Da Redação
A Delegacia Fluvial de Cuiabá vem intensificando a atividade de Inspeção Naval em suas Águas Jurisdicionais, priorizando as seguintes regiões: Lago do Manso, Rio Cuiabá e Porto Cercado, com o intuito de orientar e educar a sociedade, no que tange o uso de embarcações de maneira segura e responsável. A iniciativa visa a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.
A Atividade de Inspeção naval é uma atividade de cunho administrativo, na qual consistem na fiscalização do cumprimento da Lei nº 9.537 de 11/12/97 (LESTA), das normas e regulamentos dela decorrentes e dos atos e resoluções internacionais ratificados pelo Brasil, no que se refere exclusivamente à salvaguarda da vida humana e à segurança da navegação, no mar aberto e em hidrovias interiores e prevenção ambiental.
O número de embarcações inscritas na Delegacia Fluvial de Cuiabá são 11.120 e o número de condutores habilitados até o momento são 16.400. Crescimento em percentual nos últimos 03 anos: média de 8% ao ano. Vale ressaltar que no período de janeiro e fevereiro foram abordadas 192 embarcações, 68 notificações, 17 apreensões.
Os Inspetores Navais são militares de diversos níveis e habilitados para executarem a IN, poderão lavrar Notificações ou elaborar relatos de ocorrência a serem transformados em Autos de Infração na Delegacia. A fiscalização se divide em duas verificações distintas: a documental e as reais condições do material e equipagem da embarcação nacional e estrangeira, que possua Inscrição Temporária, em conformidade com o contido nas Normas da Autoridade Marítima.
Todas as embarcações nacionais e as estrangeiras que possuam Inscrição são obrigadas a possuir o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por embarcações ou por sua carga (DPEM). As embarcações, equipamentos e atividades que interfiram na navegação, trafegando ou exercendo suas atividades nas proximidades de praias do litoral e dos lagos, lagoas e rios, deverão respeitar os limites impostos para a navegação, de modo a resguardar a integridade física dos banhistas.
A infração e o seu autor material serão constatados: no momento em que for praticada; mediante apuração posterior; e mediante Inquérito Administrativo. A Autoridade Marítima poderá, mediante procedimento administrativo, aplicaras seguintes penalidades: multa; suspensão do certificado de habilitação até 12 meses; cancelamento do certificado de habilitação; e demolição de obras e benfeitorias.
DAE promove dia de vacinação e reforça cuidado com a equipe
Sábado, 19.07.2025 19h42
Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá
Sábado, 19.07.2025 15h42
SER Família Capacita forma mais nove turmas em cursos gratuitos
Sábado, 19.07.2025 15h33
Sargento vira réu após flagrado bêbado e chutar soldado da PM
Sábado, 19.07.2025 15h02
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Sábado, 19.07.2025 14h37