Sábado, 23 de Julho de 2016, 06h35
Mato Grosso e Goiás se unem no combate à criminalidade
Da Redação
O combate à criminalidade na região da divisa entre Mato Grosso e Goiás foi tema de uma reunião de representantes das forças de Segurança Pública dos dois Estados na quinta-feira (21.07), no município de Aragarças (GO).
Na solenidade, foi instalado o Subcomitê Integrado de Segurança Pública Goiás/Mato Grosso (Subcomitê de Divisas), que irá articular ações integradas contra o crime organizado na região, inclusive com a participação de forças federais.
“Demos um passo muito importante para a integração interestadual dos órgãos de Segurança Pública, assim como também a troca de informações e experiências”, disse o secretário adjunto de Operações integradas da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel PM Rhaygino Setúbal.
Também presente à reunião, o comandante geral da Polícia Militar mato-grossense, coronel PM Gley Alves, disse que a articulação irá favorecer ações em conjunto em todos os municípios da região da divisa. “Teremos resultados satisfatórios na redução dos índices criminais nos dois Estados”, afirmou.
O comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Julio Cezar Rodrigues, disse que a corporação também irá somar esforços com a empreitada.
“Atuamos em apoio às forças em todas as operações realizadas, além de dedicarmos tempo e recursos para atuar na redução da vulnerabilidade de crianças e adolescentes para o crime, por meio de nossos projetos sociais”, disse o comandante.
Em um primeiro momento, os membros do subcomitê irão produzir um diagnóstico da região. Em seguida, serão definidas ações integradas para fortalecer a Segurança Pública na divisa entre os dois estados.
O objetivo, de acordo com Setúbal, será combater os crimes de roubo, furto, homicídio e tráfico de drogas, por meio de um “planejamento integrado”.
Brasil Central Seguro
As tratativas entre Mato Grosso e Goiás fazem parte de um articulação mais ampla chamada de Consórcio Brasil Central Seguro, que também reúne forças de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão, Tocantins, Bahia e do Distrito Federal.
Além de uma recente operação conjunta, o grupo favoreceu a instalação, no dia 1º de julho, em Brasília (DF), de um Comitê Integrado de Inteligência, reunindo profissionais de todos os Estados integrantes.
TJ valida casamento retroativo em caso de união estável em MT
Terça-Feira, 22.07.2025 16h44
TCE cobra valorização de conselheiros tutelares
Terça-Feira, 22.07.2025 15h50
Poder Judiciário e parceiros iniciam preparativos
Terça-Feira, 22.07.2025 15h47
Cuiabá reúne coordenadores de 82 escolas
Terça-Feira, 22.07.2025 15h33
Hospital Regional de Sorriso implementa programa
Terça-Feira, 22.07.2025 15h32