Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 09h29
TCE-MT
MBA aborda estratégias de financiamento e captação de recursos
9º módulo orienta sobre mecanismos de inovação urbana
Da Redação
O 9º módulo do MBA em Gestão de Cidades, promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) em parceria com a Fadisp, abordou o tema “Financiamento e Captação de Recursos para Cidades Inteligentes”, nesta sexta-feira (8). A aula foi realizada no auditório da Escola Superior de Contas e ministrada pelo professor e secretário-adjunto de Logística e Concessões de Mato Grosso, Caio Felipe Caminha de Albuquerque.
Advogado, consultor jurídico e procurador do Estado, Albuquerque esclareceu aos participantes as formas mais estratégicas para obter recursos para projetos em seus municípios. “Nesta aula, apresento vários estudos de caso para os gestores saberem como isso tem sido feito em outros lugares, agregando conhecimento tanto teórico quanto prático”, explicou.
No encontro, foi apresentado o conceito de “cidades inteligentes”, que se refere à forma de organização, utilizando toda a tecnologia e recursos disponíveis para criar centros urbanos sustentáveis, habitáveis e integrados, com governança participativa.
O objetivo, segundo o facilitador, é sempre melhorar a qualidade de vida da sociedade. “Com base nesse conceito, vários projetos voltados para diferentes setores da cidade podem ser desenvolvidos da melhor forma para captar de recursos que os viabilizem”, pontuou.
Durante a aula, os alunos puderam compreender também as opções de fontes de financiamento e estratégias de captação de recursos para os projetos de cidades inteligentes, incluindo Parcerias Público-Privadas (PPPs), fundos públicos e internacionais além de mecanismos de inovação urbana.
Para a aluna Damaris Bento, os aprendizados do 9º módulo do MBA refletirão diretamente no seu trabalho como diretora de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Sinop. “Essa aula é extremamente importante no momento que a gente está vivendo, com municípios sem recursos ou em alto crescimento, que é o caso de Sinop”, afirmou.
Damaris destacou a relevância da iniciativa do TCE-MT em oferecer o curso. “Sentimos falta de formação específica para a área pública e o Tribunal oferecendo nos torna servidores mais qualificados, que entregam serviço de mais qualidade para a população."
Também aluno da pós-graduação, o arquiteto e urbanista Gleisson Santos da Secretaria de Governo da Prefeitura de Cuiabá salientou que todos os encontros têm sido enriquecedores. “Para os munícipes é muito importante, porque nós ganhamos conhecimento aqui e depois colocamos em prática para atender a população, que é quem mais ganha no final."
A pós-graduação em Gestão de Cidades faz parte da estratégia da atual gestão do TCE-MT, presidida pelo conselheiro Sérgio Ricardo, para fortalecer a capacitação contínua de servidores e gestores públicos. O curso tem carga horária de 360 horas, conta com cerca de mil alunos e é coordenado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar.
Juíza condena réu que furtou cavalo de haras em Cuiabá
Segunda-Feira, 11.08.2025 21h52
Bombeiros extinguem 3 incêndios florestais e combatem outros 4
Segunda-Feira, 11.08.2025 18h58
MP vê ameaça a protetores e quer reavaliação de cautelares impostas a acusada de matar animais
Segunda-Feira, 11.08.2025 18h57
Mostra da Seciteci tem recorde de trabalhos científicos inscritos
Segunda-Feira, 11.08.2025 18h39
Vizinha ouve gritos e mulher é resgatada de casa incendiada em MT
Segunda-Feira, 11.08.2025 18h23