Sexta-Feira, 11 de Julho de 2025, 09h18
LEGADO DE GERAÇÕES
MPF dá ultimato para orgãos protegerem sítio arqueológico em MT
BRENDA CLOSS
Da Redação
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ao Governo de Mato Grosso e à Prefeitura de Cáceres que adotem, em até um ano, todas as medidas cabíveis para garantir a proteção do patrimônio cultural existente no Sítio Arqueológico Facão 1, localizado na zona rural do município. A recomendação, assinada pelo procurador da República Gabriel Infante Magalhães Martins, foi publicada nesta quinta-feira (10).
O procurador deu o prazo de 10 dias para que os órgãos informem se irão acatar, parcial ou integralmente, a recomendação. Em caso de omissão, poderão ser adotadas medidas judiciais cabíveis, inclusive ações civis públicas, contra os entes responsáveis. O local, segundo registros técnicos, foi parcialmente danificado por obras de manutenção realizadas pela Secretaria Municipal de Obras nas estradas que cortam os assentamentos Facão e Cinturão Verde, sem autorização do Iphan e sem os estudos arqueológicos exigidos por lei.
O documento alerta para a violação de normas constitucionais e legais de proteção ao patrimônio histórico e cultural brasileiro, citando, entre outros fundamentos, os princípios da prevenção e precaução do Direito Ambiental e a Constituição Federal, que impõem ao poder público e à coletividade o dever de preservar o patrimônio cultural nacional. O MPF cobra do Iphan, em até 30 dias, a elaboração de um cálculo estimativo dos danos causados ao sítio arqueológico para viabilizar a compensação dos prejuízos.
A autarquia também deve trabalhar conjuntamente com o Estado e o Município para a adoção de medidas de proteção efetiva da área arqueológica, incluindo o cercamento e sinalização adequados. À prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSD) foi recomendado que o município se abstenha de qualquer intervenção no local sem autorização do Iphan. Além disso, deverá contratar equipe especializada em arqueologia para elaborar e executar um Projeto de Educação Patrimonial e de Resgate Arqueológico, como forma de mitigar os danos já causados.
A prefeitura também deve realizar melhorias na estrada que dá acesso à Comunidade do Facão somente após a efetiva salvaguarda do sítio, que possui registros de fragmentos cerâmicos e vestígios humanos de povos pré-coloniais. Moradores locais, segundo relatos, enfrentam dificuldades de locomoção e até acidentes, como o incêndio de um veículo em fevereiro, causado pelas péssimas condições da via.
Ao Governo de Mato Grosso, o MPF requisita que adote, em parceria com os demais entes, ações voltadas à proteção do Sítio Facão 1 e à melhoria da estrada. O projeto de assentamento na área, com mais de 1.600 hectares, foi promovido pelo Instituto de Terras do Estado (Intermat), o que reforça a responsabilidade estadual sobre a preservação do local.
O sítio arqueológico Facão 1 está parcialmente sobreposto a uma estrada de terra e foi identificado como área de grande relevância histórica. Parte dele já foi cercada e sinalizada após a contratação de empresa especializada, mas o trecho sobre a estrada permanece desprotegido. O Iphan chegou a propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) à Prefeitura de Cáceres, que não foi assinado sob alegação de dificuldades financeiras. O valor foi oçado entre R$ 200 mil e R$ 800 mil.
“Ante a morosidade em resolver a questão, além de vilipendiar o patrimônio cultural brasileiro, afetando direitos coletivos da comunidade, como a liberdade de locomoção, saúde, educação e trabalho. [...] Recomendar ao Iphan, ao Estado de Mato Grosso e ao Município de Cáceres/MT que adotem todas as medidas necessárias à salvaguarda do patrimônio histórico existente no Sítio Arqueológico Facão 1", determinou o procurador.
VG reforça sinalização de trânsito no entorno de escolas
Domingo, 20.07.2025 08h47
Quatro rodovias estaduais sob concessão passam por obras de recuperação
Domingo, 20.07.2025 08h36
Aquário Municipal é sucesso de visitação no período de férias escolares
Domingo, 20.07.2025 08h27
Catadores transformam recicláveis em sustento com apoio da Prefeitura de VG
Domingo, 20.07.2025 08h23
VG está entre as piores cidades do país
Domingo, 20.07.2025 07h58