Segunda-Feira, 27 de Maio de 2019, 20h55
TARTARUGA
MPF investiga atraso nas casas em Cuiabá e VG
JESSICA BACHEGA
Gazeta Digital
Diante da demora na entrega de residenciais em Cuiabá, moradores se uniram e, por meio de um representante, denunciaram o caso ao Ministério Público Federal (MPF). O órgão irá investigar o motivo pelo qual os contemplados ainda não estão nos imóveis.
Em procedimento diferentes, tramitam as apurações quanto ao atraso na entrega das residências do Nico Baracat, em Cuiabá, e do Colinas Douradas, em Várzea Grande. Ambos são financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida, em parceria das Prefeituras das duas cidades e a Caixa Econômica Federal (CEF).
Em fevereiro deste ano a lista de sorteados do residencial em Cuiabá foi divulgada. No início de maio, a Prefeitura de Cuiabá informou que ainda este mês os 443 contemplados seriam chamados para assinatura de contrato e entrega dos imóveis. Até então os futuros moradores não receberam as chaves.
A denúncia quanto ao residencial cuiabano foi protocolada em 30 de abril e está sob os cuidados do procurador da República Ricardo Pael Ardenghi.
Na mesma situação estão os as famílias que esperam a entrega do Colinas Douradas. Mil inscritos foram contemplados com a uma residência e outros 500 estão na fila para realizar o sonho da casa própria.
Os nomes dos sorteados também foram divulgados em fevereiro e até o momento ninguém mora nas casas. "Observa-se que existe um jogo de empurra-empurra, para eximir-se da responsabilidade de entregar as casas em tempo hábil, frise-se que já extrapolou-se o prazo para entrega das respectivas casas. Insta informar que existe uma placa na entrada do residencial, informando a conclusão da obra e entrega dos imóveis, todavia, se quer um sorteado, conseguiu a chave de sua residência até o presente momento”, diz trecho do documento encaminhado ao MPF, pelo líder comunitário Mario Benevides. A ação é acompanhada pelo advogado Daniel Ramalho.
A Prefeitura de Várzea Grande informou que irá se reunir com representantes da Caixa Econômica nesta terça-feira (28) para tratar do residencial.
A Prefeitura de Cuiabá também foi procurada, mas não encaminhou resposta.
OUTRO LADO
Por meio de nota, a prefeitura de Cuiabá explicou sobre o Conjunto Habitacional Nico Baracat. Veja a íntegra:
Sobre o Conjunto Habitacional Nico Baracat I, II e III, a Prefeitura de Cuiabá informa que:
Nico Baracat I
Os beneficiários já assinaram o contrato com a Caixa Econômica Federal e o procedimento foi acompanhado pela Prefeitura de Cuiabá. Os contratos foram levados pela Caixa para devido registro e serão devolvidos posteriormente aos proprietários. Na ocasião, foi entregue também o boleto para pagamento, cuja primeira mensalidade tem data de vencimento para o dia 07 de junho de 2019. O pagamento deve ser feito mesmo sem a entrega das chaves do imóvel. As obras do Residencial já foram vistoriadas. Com relação a entrega das chaves, a Prefeitura de Cuiabá informa que ela é agendada pela Caixa Econômica Federal e Governo Federal, por isso não há como prever quando elas serão entregues.
Nico Baracat II
Foi realizada, até o momento, somente a assinatura dos contratos, faltando a vistoria e entrega das chaves, ambas realizadas pela Caixa Econômica Federal.
Nico Baracat III
Já houve a pré-aprovação das famílias inscritas. No momento, está em fase final a análise dos cerca de 2.000 recursos, referentes aos não aprovados. Esses processos estão sendo analisando em conjunto com a Caixa, seguindo as diretrizes das portarias que regem o programa habitacional do Governo Federal. Posteriormente será realizado o sorteio que definirá os beneficiários. Por conta da depredação ocorrida em 2018 pela invasão de mais de 400 famílias, o Residencial necessita de reparos na pintura e estrutura física, que serão feitos em todas as casas pela Caixa Econômica Federal. Estas obras ainda não começaram.
A Prefeitura reitera que todo o processo é realizado de acordo com as diretrizes do Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal. Acrescenta que o que é de incumbência do Município - processo de inscrição, seleção e primeiras análises documentais, tem sido executada com transparência e celeridade, seguindo as normas do programa.
Várzea Grande amplia proteção contra meningite
Sábado, 05.07.2025 04h25
Águas Cuiabá instala bebedouros em Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 02h43
Fábricas de concreto geram caos em bairros de Cuiabá e VG
Sexta-Feira, 04.07.2025 20h47
MP expõe caos no saneamento em escolas de MT
Sexta-Feira, 04.07.2025 19h57
Estado entrega reforma de escola
Sexta-Feira, 04.07.2025 19h56