Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2024, 18h11
DESTRUIÇÃO
MPF investiga "rei do gado" por devastar terra indígena em MT
Área de nove mil hectares faz divisa com aldeia
DIEGO FREDERICI
Da Redação
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito para investigar supostos danos ao meio ambiente na Terra Indígena Perigara, ocupada pelo Povo Bororo, e localizada em Barão de Melgaço (78 Km de Cuiabá). O produtor rural Claudecy Oliveira Lemes é o suspeito dos crimes ambientais por uso de agrotóxicos letais a plantas, arbustos e árvores em sua propriedade (Fazenda Indiana), vizinha ao território indígena.
O procurador da República Gabriel Infante Magalhães Martins assinou a portaria que oficializou a investigação na última terça-feira (20). A publicação informa que os supostos danos ambientais ocorreram no período de 2021 a 2023, e que o método utilizado para aplicar os agrotóxicos (Tordon e Pique) possui “grande deriva” - capacidade de dispersão além da lavoura.
“Nos relatórios anexos aos autos de infração acima mencionados apontou-se que não poderia ter sido realizada a pulverização aérea no local, diante da grande capacidade de deriva (ou seja, de dispersão descontrolada desses agrotóxicos)”, diz trecho da publicação. Ainda de acordo com a portaria, os agrotóxicos foram dispersados numa “área total de 9.495,00 hectares na Fazenda Indiana, a qual faz divisa com a Terra Indígena Perigara”.
O procurador Gabriel Infante Magalhães Martins expediu um ofício à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a elaboração de um laudo que irá verificar a extensão dos danos na Terra Índigena Perigara causados pela aplicação dos agrotóxicos. Um eventual processo no Poder Judiciário poderá ser proposto a depender dos indícios encontrados na investigação.
O Povo Bororo que ocupa a Terra Indígena Perigara é um dos que mais vem sofrendo com as queimadas no Pantanal nas últimas semanas. O produtor rural Claudecy Oliveira Lemes, por sua vez, é apontado como o responsável por desmatar mais de 81 mil hectares no bioma utilizando o chamado “Agente Laranja” - um dos agrotóxicos mais perigosos do mundo.
Renato Caetano Monforte | 25/08/2024 17:05:47
Nao se justifica o uso de agentes perniciosos a saude. Quer plantar .faça manejo do solo. Daqui a pouco vao usar pentaclorofenato, issocianato de metila, THC, DDT para justificar a formação de lavouras. Eko
Marcio Rocha | 23/08/2024 17:05:37
DESMATAMENTO PARA QUEM SABE CAUSAS CLIMÃTICAS NÃO TEM NADA HAVER COM ADVERSIDADES DE TEMPERATURA ESSES TAIS DESMATAMENTOS SOMENTE É UM MOTIVO PARA OS SERVIDORES DO ESTADO GLOBALISTA PREJUDICAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA REGIÃO POIS VEJA QUE EXISTEM FORMAS DE AQUECER UMA REGIÃO COM AVIÕES QUE DESPEJAM PRODUTOS QUÃMICOS NO AR, OBSERVEM QUE EXISTEM AVIÕES QUE SOBREVOAM UMA REGIÃO E FAZ UMA CARREIRA DE FUMAÇA ESSA FUMAÇA PREJUDICA O SOLO E O AUMENTO DAS TEMPERATURAS OBSERVE QUE AVIÕES NÃO SOLTAM. CARREIRA DE FUMAÇA O PLANETA TERRA NÃO TEM FIM ALÉM DAS GELEIRAS DA ANTÃRTICA...
Godo | 22/08/2024 13:01:44
Não sabia que o inelegÃvel tinha posses por essas bandas
Defensoria de Mato Grosso reafirma compromisso
Terça-Feira, 12.08.2025 14h49
Sessão desta quarta-feira da Quarta Câmara de Direto Privado será apenas por videoconferência
Terça-Feira, 12.08.2025 14h48
Avenida de bairro será recuperada em VG
Terça-Feira, 12.08.2025 14h44
Prefeitura intensifica limpeza, manutenção e melhorias
Terça-Feira, 12.08.2025 14h38
Seduc participa de oficinas para planejamento do novo Plano Nacional de Educação
Terça-Feira, 12.08.2025 14h36