Quarta-Feira, 30 de Abril de 2025, 15h34
AUTISMO
MPMT encerra Abril Azul com palestras em escolas
Da Redação
No encerramento do mês de conscientização sobre o autismo - Abril Azul, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso levou o projeto "Conheça e Entenda o Autismo" para duas escolas da capital. As palestras foram realizadas no período matutino, nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Antônia Tita Maciel de Campos e Ana Tereza Arcos Krause. A iniciativa é do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa da Pessoa com Deficiência, com apoio da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente.
“Nosso objetivo é estimular os alunos para que conheçam e melhor entendam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) de modo que, a partir desse novo olhar, passem a desenvolver um comportamento de maior respeito e empatia com seus pares”, explicou a promotora de Justiça coordenadora do CAO, Daniele Crema da Rocha de Souza.
O procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado reforçou que o autismo é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. “É fundamental que nossas crianças e adolescentes compreendam as características e desafios enfrentados por aqueles que vivem com essa condição. Com as palestras, nós buscamos desmistificar o autismo e promover um ambiente de respeito e aceitação, livre de práticas como o bullying, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e compreensiva”, argumentou.
Nas palestras, os integrantes do MPMT explicam o que é o TEA, os níveis de suporte, as características de cada um e como a comunidade escolar pode ajudar e acolher os autistas. “A participação efetiva das crianças, especialmente do ensino fundamental, no debate sobre inclusão é extremamente emocionante. Quando elas compartilham histórias vivenciadas, casos de família e como se comportam na escola, isso destaca a necessidade de inclusão. Esse envolvimento me tocou profundamente e, por isso, acredito que vale muito a pena. Vamos garantir um ambiente social e educacional com efetivo combate ao preconceito e mais acolhedor “, finalizou a promotora de Justiça Sasenazy Soares Rocha Daufenbach.
As palestras do projeto "Conheça e Entenda o Autismo" serão realizadas no decorrer de todo o ano letivo em escolas públicas e privadas de Cuiabá.
Uso de celular aumenta entre idosos, diz estudo
Sábado, 26.07.2025 08h41
Prefeitura de VG inicia obras para ampliação de escola
Sábado, 26.07.2025 08h12
MPF apura falhas no tratamento de câncer pelo SUS em MT
Sábado, 26.07.2025 08h00
Cuiabá promove 1º Mutirão do CadÚnico
Sábado, 26.07.2025 06h15
Governador se reúne com engenheiros de MT
Sábado, 26.07.2025 01h19