Cidades

Sexta-Feira, 19 de Agosto de 2022, 16h25

ALERTA LIGADO

MT confirma 13 casos de varíola dos macacos e investiga outros 25

Dessa total, sete foram registrados em Cuiabá

BRENDA CLOSS

Da Redação

 

Mato Grosso tem 13 casos confirmados da varíola dos macacos (Monkeypox). Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizados na manhã desta sexta-feira (19). 

Conforme a pasta, ainda restam 25 casos suspeitos que estão em análise esperando o resultado dos exames. Ao todo, cinco municípios já confirmaram pacientes com a Monkeypox, sendo Cuiabá com o maior número de infectados (7) e outros seis suspeitos.

Além da Capital, Várzea Grande possui três casos confirmados e outros quatro em isolamento aguardando o resultado do exame.

Sorriso, Nova Xavantina registraram um caso, cada. Tangará da Serra possui um caso confirmado, mas esse número pode aumentar se outros dois casos suspeitos forem confirmados.

Rondonópolis e Porto Esperidião têm três casos suspeitos enquanto Barra do Garças e Sinop, dois. Outros dois casos suspeitos que aguardam resultados de exames estão nos municípios de Campo Verde e Comodoro. Uma pessoa de Araputanga está com suspeita da doença, entretanto, o paciente está residindo em Rio Branco, no Acre.

Outros três municípios descartaram três casos suspeitos, sendo eles: Alta Floresta, Diamantino e Nossa Senhora do Livramento.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS

Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento. 

Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.

Confira também: Veja Todas