Segunda-Feira, 27 de Abril de 2015, 14h00
Nordeste de Mato Grosso sedia duas audiências públicas
Da Redação
Duas audiências públicas movimentam a região nordeste de Mato Grosso esta semana. Amanhã (28/04), deputados da Assembleia Legislativa realizam no município de Ribeirão Cascalheira debate sobre o Programa Nacional de Habitação Rural.
No dia (30), eles estarão em Porto Alegre do Norte para discutir temas como a regularização fundiária, o MT Integrado, a ligação asfáltica entre o município e o estado de Tocantins – travessia da Ilha do Bananal, e outros assuntos pertinentes à região.
Em Ribeirão Cascalheira, localizado a 900 quilômetros de Cuiabá, o debate vai acontecer às 9 h, na Câmara Municipal da cidade. De acordo com Censo do IBGE/2010, a população local é estimada em 8.880 habitantes.
De acordo com Baiano Filho (PMDB), em quatro anos de criação do programa, os trabalhadores rurais mato-grossenses não foram beneficiados nem com 5% de ajuda financeira para a construção e reforma de moradias.
“As audiências são peças chave para obter subsídios para intensificar a divulgação do programa federal, voltado a atender agricultores familiares, quilombolas, piscicultores, assentados, ribeirinhos e povos indígenas”, afirmou Baiano Filho.
No município de Porto Alegre do Norte, distante 1.159 km de Cuiabá, a audiência pública será realizada no pátio do Araguassu Óleos Vegetais, às 9h. A população, de acordo com o censo do IBGE/2010, é de 10.754 habitantes. O ponto forte da economia local é a agropecuária e o comércio.
Na cidade, deputados e autoridades locais discutirão, além do Programa Nacional de Habitação Rural, a distribuição de energia elétrica pelas concessionárias e permissionárias para pequenos, médios e grandes consumidores. Na pauta inclui ainda, a discussão sobre as BRs 158 e 242.
Para o evento, a Assembleia Legislativa estendeu convite ao governador Pedro Taques (PDT), aos três senadores e oito deputados federais mato-grossenses. Foi convidado ainda secretários de estado, os presidentes do Incra/MT e do Intermat.
No município de Porto Alegre do Norte, a população e os produtores rurais estão sendo penalizados pela insegurança no ir e vir, e também no escoamento da produção. “A manutenção dessas BRs vai baratear os custos de frete e a diminuir os desgastes dos veículos que trafegam pelas rodovias da região”, observou Baiano Filho.
Seduc divulga escolas selecionadas para etapa estadual
Segunda-Feira, 14.07.2025 19h03
Desembargadoras do TJ-MT participarão de evento anual
Segunda-Feira, 14.07.2025 18h54
Escola de Governo oferece curso para desenvolvimento sustentável
Segunda-Feira, 14.07.2025 18h43
Cuiabá faz curso com 45 novos agentes de combate a endemias
Segunda-Feira, 14.07.2025 17h42
TJMT publica locais das provas para Programa Justiça Comunitária
Segunda-Feira, 14.07.2025 17h28