"Estamos realizando um sonho de oferecer à jovem advocacia mato-grossense uma oportunidade concreta de estruturar seu primeiro escritório. Sabemos o quanto é difícil o início de carreira e, para nós, é uma alegria enorme trazer essa boa notícia". Com essas palavras, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, anunciou, no Dia da Advocacia (11 de agosto), o lançamento do Projeto Jovem Advogado Empreende, que abre linhas de crédito exclusivas para jovens advogados e advogadas de todo o Estado.
O convênio, firmado entre a OAB-MT e o Governo do Estado, por meio da Desenvolve MT – Agência de Crédito do Empreendedor, garante até R$ 15 mil para profissionais com até cinco anos de inscrição e idade de até 29 anos, com prazo de até quatro anos para pagamento e juros de apenas de 0,5% ao mês. Além das condições facilitadas, os beneficiários terão acesso a capacitação em gestão, educação financeira e acompanhamento especializado para a aplicação dos recursos.
“Agradeço a todos que estão conosco nesta tarde, oportunizando esse projeto transformador”, celebrou Gisela, durante o ato de assinatura do convênio, realizado no Auditório da Seccional, em Cuiabá.
O conselheiro seccional Leopoldo Miranda, que atuou ativamente para viabilizar o convênio, relembrou o início da própria trajetória: "Com o honorário do meu primeiro cliente, comprei a impressora que não tinha e o laptop. Por isso acredito que esse projeto é uma grande oportunidade".
O presidente da Comissão da Jovem Advocacia (COJAD), Carlos Eduardo Guerra Kneip Rosa, ressaltou que os interessados serão atendidos em espaço exclusivo na sede da OAB-MT e terão acompanhamento antes e pós-crédito com consultorias, visitas e relatórios para garantir a boa utilização dos recursos. "Uma grande conquista para a advocacia mato-grossense. Para nós que estamos iniciando na profissão, todo apoio é fundamental", afirmou.
O vice-governador Otaviano Pivetta prestigiou a cerimônia e destacou a importância do incentivo ao empreendedorismo. "O Governo do Estado quer estimular o empreendedorismo em todos os setores, inclusive na advocacia", salientou.
Já o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, parabenizou a iniciativa e lembrou que vivemos tempos de grandes transformações digitais: "Não tenho dúvida de que muitos empregos formais serão substituídos. Ao olhar para o futuro, vejo grandes oportunidades no empreendedorismo, e por isso sei que este projeto está no caminho certo".
A presidente da Desenvolve MT, Mayran Beckman Benicio, enfatizou as facilidades de acesso à linha de crédito: "Este é um negócio de mãe para filho. Tenho certeza de que, ao longo do tempo, veremos os resultados, com profissionais estruturando seus escritórios a partir deste projeto".
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, também celebrou a iniciativa: "Gosto de dizer que o grande, um dia, foi pequeno. Se não foi ele, foi o pai ou o avô. Todos precisam ter oportunidades. Assim nasceu essa linha de crédito para o jovem advogado, que muitas vezes acaba de passar no Exame da Ordem, mas não tem condições de montar seu escritório. Agora, com o apoio da OAB-MT, não tem como dar errado".
O evento contou ainda com a presença do vice-presidente da OAB-MT, Giovane Santin, do diretor-tesoureiro Max Ferreira Mendes, de conselheiros federais e estaduais, diretores dos órgãos do Sistema OAB – Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Ouvidoria, Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMT) e Escola Superior de Advocacia (ESA-MT), além de diretores e membros de comissões, advogados e advogadas em geral e demais autoridades.