Quinta-Feira, 16 de Julho de 2015, 18h30
OAB realiza evento para discutir maior participação da mulher no Parlamento
Da Redação
A prefeita Lucimar Sacre de Campos recebeu hoje (16), em seu gabinete, o advogado Jackson Coutinho, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MT e membro da Academia de Direito Eleitoral e Político. Em nome da instituição, ele oficializou convite à prefeita para que participe, como debatedora, de evento que a OAB/MT promoverá dia 25 de agosto sobre a participação da mulher na política.
Jackson Coutinho explicou que o objetivo do evento é elaborar um quadro preciso sobre o papel feminino na política e em outros segmentos da sociedade, principalmente com relação ao uso de cotas. “Devido à conjuntura política, principalmente aquelas voltadas às mulheres, a Comissão de Direito Eleitoral não poderia ficar omissa. Quando foi discutido o assunto dentro da Ordem, decidiu-se promover uma mesa de debates para discutir o assunto com a sociedade civil organizada e segmentos políticos”, salientou.
Trata-se do primeiro evento promovido pela Comissão de Direito Eleitoral voltado às mulheres, esclareceu Coutinho, e será aberto ao público. As debatedoras convidadas ocupam cargos destacados em setores diversificados da sociedade, esclareceu Jackson Coutinho, que considera que o tema “A Participação Feminina na Política e em Outros Segmentos” é útil para reunir informações que garantam a distribuição de reservas de cadeiras no Parlamento Brasileiro destinado à mulher.
Conforme expôs a prefeita Lucimar Campos, o tema escolhido pela Comissão de Direito Eleitoral é importante para incentivar os partido políticos a qualificar mais mulheres e conquistar maior bancada feminina. “O tema é pela democracia, pela participação e fortalecimento do Parlamento com a presença feminina, visto que mais de 50% do eleitorado brasileiro é composto por mulheres. É uma discussão complexa e interessante”.
O evento acontece a partir das 19 horas, dia 25 de agosto, na sede da OAB/MT, Cuiabá. Com base nas discussões, os participantes elaborarão a Carta da OAB/MT, da CDE – Comissão de Direito Eleitoral, informou Jackson Coutinho. O documento será encaminhado ao Conselho Federal da OAB e aos deputados federais que compõem a bancada de Mato Grosso.
Hospital Regional de Rondonópolis realizou 36 mil cirurgias em 6 anos
Domingo, 20.07.2025 09h37
Grileiro que invadiu área em MT usa esposa grávida e filhos para tentar liberdade no STJ
Domingo, 20.07.2025 09h23
Juiz mantém demissão de PM que exigiu propina para achar caminhão roubado
Domingo, 20.07.2025 09h10
VG reforça sinalização de trânsito no entorno de escolas
Domingo, 20.07.2025 08h47
Quatro rodovias estaduais sob concessão passam por obras de recuperação
Domingo, 20.07.2025 08h36