Segunda-Feira, 24 de Março de 2014, 16h58
Oficina sobre agroecologia movimenta a comunidade Cachoeira Rica em Chapada
Da Redação
Uma oficina sobre agroecologia, realizada pela equipe do escritório da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em Chapada dos Cristiane Celina - Empaer
A oficina aconteceu na comunidade de Cachoeira Rica, em Chapada dos Guimarães. A oficina aconteceu na comunidade de Cachoeira Rica, em Chapada dos Guimarães.
Guimarães, movimentou a comunidade Cachoeira Rica, distante 28 quilômetros do município, no último sábado (22.03). O objetivo é incentivar a produção agroecológica e orgânica na região, apresentando formas alternativas de adubação e controle de pragas em frutíferas e hortaliças.
A agroecologia é um conjunto de princípios, técnicas e práticas destinados à obtenção de produtos de origem animal e vegetal, buscando uma produção sustentável sem a utilização de ingredientes sintetizados quimicamente. “Além de diversificar o trabalho e a renda de forma segura, o produtor aprende a preservar o meio ambiente. Na agroecologia você não aduba a planta e sim o solo, que por sua vez, fornece todos os nutrientes que a planta necessita”, explicou o supervisor da Empaer de Chapada, Antônio Claret.
A conscientização quanto ao uso de agrotóxicos também foi trabalhada. “Muitos problemas de saúde, como o câncer, podem ser provocados pela mudança na alimentação pela qual a população mundial passou ao longo da história, com o aumento de consumo de produtos industrializados e geneticamente modificados. O produtor sofre duas vezes: na hora de produzir e na hora de comer”, ressaltou o engenheiro agrônomo da Empaer, Reginaldo Bosco Gomes.
A utilização de biofertilizantes, adubação verde, consorciação de culturas e coberturas mortas são algumas das práticas utilizadas na agroecologia. Elas custam muito menos que os produtos agrotóxicos e agroquímicos utilizados na agricultura convencional. “Jamais imaginei que poderíamos usar ingredientes que encontramos em nossa própria fazenda, para fazer o biofertilizante líquido (esterco bovino, caule de banana e ervas), que não custa nada e é tão eficaz quanto aqueles que pagamos caro nas lojas de produtos agropecuários”, analisou a vereadora Cidu, que também é produtora e participou da oficina.
A oficina ocorreu na propriedade da família do senhor Newton Santo Fontana (Fazenda Lagoinha), que já está em um momento de transição para a cultura orgânica: “Aqui estou plantando pimentão, com venda garantida em Cuiabá. Já minha mulher, a Nizete é conhecida com as conservas de pimenta que ela faz e vende em vários restaurantes de Chapada”, destacou.
Segundo a extensionista da Empaer Deusimar Muniz, Chapada já é reconhecida pela produção de orgânicos. “Agroecologia e orgânicos têm tudo a ver com Chapada! O clima é favorável e como os sistemas agroecológicos são baseados numa produção diversificada, a variedade chama atenção e também garante maior segurança ao produtor. A concentração dos produtores acontece na feira realizada aos sábados na praça principal da cidade e vem muita gente de fora adquirir os produtos de Chapada”, ressaltou a extensionista.
Em MT, 42% têm resistência a remédios para tuberculose
Sábado, 10.05.2025 11h01
HMC inicia procedimentos de cardiologia intervencionista e primeiro cateterismo
Sábado, 10.05.2025 09h48
Tapa-buracos atende 500 pontos nos CPAs I e II
Sábado, 10.05.2025 09h32
Justiça nega indenizar policiais civis por operações em outras cidades de MT
Sábado, 10.05.2025 09h25
Restaurante Prato Popular realiza almoço especial em alusão ao Dia das Mães
Sábado, 10.05.2025 08h50