Domingo, 25 de Maio de 2025, 11h54
8 ANOS DEPOIS
Orla do Porto segue abandonada e insegura para frequentadores
GAZETA DIGITAL
Inaugurada em dezembro de 2016, a Orla do Porto, em Cuiabá, está longe de cumprir a promessa de ser um ponto turístico revitalizado e valorizado. O espaço, que custou R$ 28 milhões aos cofres públicos, hoje sofre com abandono, insegurança e baixa frequência de visitantes.
A revitalização fazia parte do conjunto de obras previstas para a Copa do Mundo de 2014, mas só começou a ser executada em 2015 e foi concluída no final do ano seguinte. A proposta era integrar a população ao tradicional bairro do Porto, promovendo lazer, cultura e turismo. No entanto, mais de oito anos depois, o cenário encontrado é de pisos quebrados, lixeiras danificadas, lixo espalhado e mato alto no mirante, reflexos da falta de manutenção.
Mesmo com a inauguração do novo Aquário Municipal, em 2024, a região ainda não consegue atrair um público significativo. Moradora do bairro e aposentada, Alaíde Silva conta que deixou de frequentar a orla após sofrer um acidente no local. “Hoje eu vim depois de cinco meses, mas vim com receio, por estar sozinha e por ter muitos andarilhos na região”, relata. “As condições estão piores. Tem muita coisa quebrada, e isso acaba afastando a gente.”
Ela afirma que continua indo ao local por ser próximo de casa e pela tranquilidade da vista. “Por mais que não esteja tão bom, eu ainda pretendo vir mais. Eu gosto de apreciar a vista, meditar”, afirma.
A segurança é outro ponto crítico. Embora o espaço conte com uma câmera de videomonitoramento do programa estadual Vigia Mais MT, a vigilância 24 horas ainda não é suficiente para afastar o sentimento de insegurança de quem circula pela área.
Com o abandono e o sucateamento visíveis, a Orla do Porto permanece como um retrato de promessas não cumpridas e de um investimento milionário que, até hoje, não entregou à população o retorno esperado.
Outro lado
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico apontou que tem adotado estratégias para reverter a situação mesmo diante da "limitação orçamentária herdada pela gestão anterior". Disse ainda que a orla está passando por melhorias e que a prefeitura segue empenhada em revitalizar o local. Veja a nota na íntegra abaixo:
"A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico informa que, mesmo diante das limitações orçamentárias herdadas da gestão anterior, tem adotado como estratégia inicial a ocupação positiva dos espaços públicos, promovendo atividades culturais, gastronômicas e turísticas para revitalizar a Orla do Porto e atrair a população.
Paralelamente, desenvolve projetos estruturantes de médio e longo prazo, que dependem de recursos externos, como emendas parlamentares e parcerias com a iniciativa privada.
Desde o início da atual gestão, a Orla do Porto vem passando por melhorias. Em parceria com outras secretarias, já foram iniciadas obras no Mercado do Porto, como a construção do muro lateral e a requalificação da fachada com drenagem. Segurança e higiene são prioridades neste momento.
A Limpurb é responsável pela limpeza da orla e áreas como o Mercado do Porto, o Aquário e o Museu do Rio. A gestão do Mercado do Porto é compartilhada: Turismo cuida das permissões de uso; Obras executa as reformas; Agricultura e Trabalho cuida da certificação dos alimentos; e a fiscalização é feita pela SORP e Vigilância Sanitária (Saúde).
A Prefeitura segue empenhada em revitalizar a região, fortalecer o turismo e garantir que a Orla do Porto volte a ser um espaço seguro, atrativo e funcional para moradores e visitantes".
Santa Casa atravessou pandemias em dois séculos
Domingo, 25.05.2025 21h07
Estudantes de MT participam do Parlamento Juvenil do Mercosul
Domingo, 25.05.2025 17h23
Hospital de Cáceres realiza simpósio online de higienização das mãos
Domingo, 25.05.2025 17h04
Associação exige R$ 289 milhões do Google em MT e juiz vê valor exorbitante
Domingo, 25.05.2025 15h50
Primeiras peças da roda-gigante de parque chegam a Cuiabá
Domingo, 25.05.2025 15h20