Domingo, 26 de Fevereiro de 2023, 17h26
CATOLICISMO
Padre explica sobre a quaresma: "É tempo de orar e meditar"
São 40 dias dias dedicados às orações e reflexões
GAZETA DIGITAL
Com o fim do Carnaval e após a Quarta-feira de Cinzas os cristãos iniciaram o período de jejum e abstenções da Quaresma. O ciclo que começou na última quarta (22) e termina em abril, no domingo de Páscoa (2). Os 40 dias são compartilhados por algumas vertentes da igreja cristã, dentre elas estão a católica, ortodoxa, anglicana e algumas outras. O período simboliza o tempo em que Jesus passou no deserto em meio a tentações e resistiu.
A época é considerada muito importante para os religiosos, pois são convidados a refletir sobre suas ações, a se confessar e a buscar a conciliação. Durante a caminhada até a Páscoa e a ressurreição de Jesus, os fiéis são motivados a se abster de alguns desejos, além de deixar de lado tudo o que vai contra os ensinamentos de seu criador.
Em entrevista ao GD, o padre Deusdedit Monge, 67, da Catedral de Cuiabá, destacou a importância do período. “A Quaresma é tempo da gente ler, meditar e dedicar mais tempo á escuta de Deus e a sua palavra”.
O padre destacou a leitura orante da Bíblia, praticada por seguidores do catolicismo desde a antiguidade.
Dentre os pilares da Quaresma está a oração, que, segundo Deusdedit, necessita de mais tempo e dedicação no tempo que antecede a Páscoa. “A oração é o sentido da nossa vida, aprender a rezar é aprender a viver”, frisou.
O missionário também destacou a reconciliação. “A Quaresma é tempo da gente refazer as amizades, nos reconciliar com as pessoas, tirar do coração todo sentimento negativo, de ódio, de rancor, de vingança contra as pessoas e estabelecer uma relação amistosa de fraternidade e comunhão com todos”, ressaltou.
Por último, o religioso salientou o jejum como um dos pilares mais importantes, pois é o momento em que os cristãos abrem mão dos desejos da carne.
“O jejum é uma forma de mortificação do corpo para a disciplina das nossas inclinações, para a purificação dos nossos pecados e sobretudo também disciplinar a gula. Aquilo que economizamos com jejum temos que depois ajudar as pessoas, na Bíblia o jejum está sempre associado a obra de misericórdia e de caridade com as pessoas”, finalizou.
Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade é “Fraternidade e Fome” com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”.
Prefeitura de Cuiabá resgata cachorro abandonado em córrego
Sexta-Feira, 04.07.2025 09h58
TJ condena stalker a prisão por espalhar boato de caso da ex com patrão em MT
Sexta-Feira, 04.07.2025 09h55
CNJ realiza levantamento nacional de talentos
Sexta-Feira, 04.07.2025 08h58
Dona de cartório é condenada a 20 anos de prisão por matar funcionária em MT
Quinta-Feira, 03.07.2025 20h30
Produtores temem despejo de assentamento em MT
Quinta-Feira, 03.07.2025 17h37