Quinta-Feira, 01 de Maio de 2025, 08h23
VIOLÊNCIA
Palestras e ações no TJ vão debater enfrentamento ao assédio
Da Redação
A Semana do Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação será realizada entre os dias 5 e 9 de maio com palestras no Auditório Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que também serão transmitidas online, e ações presenciais nas comarcas de Cuiabá e Várzea Grande.
A Semana, coordenada pela desembargadora do TJMT Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo e pela juíza Jaqueline Cherulli, segue a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que por meio da Resolução CNJ nº 351/2020, estabelece o compromisso do Poder Judiciário brasileiro em garantir um ambiente de trabalho saudável, respeitoso e livre de violência, assédio ou discriminação.
“É imprescindível o enfrentamento a temas que são preponderantes para a sociedade, especialmente no ambiente de trabalho do Poder Judiciário. A perspectiva é atuar preventivamente, elucidando questões que não podem ser normalizadas como o assédio moral, o assédio sexual e a discriminação”, ressalta a juíza Jaqueline Cherulli, que também é presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) e da Associação Brasileira de Mulheres Juízas (ABMJ), coorganizadoras da Semana.
A programação conta com a palestra “A implementação de políticas de prevenção ao assédio e à discriminação no ambiente de trabalho no âmbito do Poder Judiciário (Resolução CNJ nº. 351/2020)”, que será realizada no dia 5 e ministrada pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha.
Entre os dias 6 e 8 de maio, será promovido o “Pit Stop” nas unidades judiciárias com colocação de urnas para coleta de manifestações de ocorrência e prática de assédio, nas comarcas de Cuiabá e Várzea Grande.
No dia 9, haverá a palestra de encerramento “O assédio: suas formas e como agir uma vez identificada a prática”, com a desembargadora federal Salise Monteiro Sanchotene, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e ex-conselheira do CNJ.
O evento é uma realização do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e da Discriminação do TJMT, junto com o Comitê de Equidade de Gênero do Tribunal, a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis), a Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM) e a Associação Brasileira de Mulheres Juízas (ABMJ).
O evento é voltado para magistrados, servidores, terceirizados, estagiários e demais colaboradores do Poder Judiciário de Mato Grosso, e será realizado de forma híbrida, com a transmissão das palestras pela plataforma Microsoft Teams.
Famílias descobrem que desaparecidos morreram há décadas
Domingo, 04.05.2025 17h45
MT instala 12 novos Comitês de Bacias Hidrográficas
Domingo, 04.05.2025 17h08
Juiz suspende ação de R$ 84,7 milhões após proposta de acordos
Domingo, 04.05.2025 16h00
Prefeitura fortalece parceria para restauração de imóveis históricos
Domingo, 04.05.2025 14h37
Onça é flagrada carregando jacaré com dobro de seu tamanho
Domingo, 04.05.2025 12h44