Segunda-Feira, 16 de Maio de 2022, 20h35
Plantar árvores e recuperar nascentes é chance de recomeço a adolescentes do Pomeri
Da Redação
A chance de pensar em um recomeço para adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Complexo Pomeri pode vir de uma ação simples como plantar árvores, mas que também é grandiosa ao ajudar a recuperar nascentes de rios e córregos em Cuiabá. A oportunidade de esses menores terem contato com a terra e conhecer mais sobre sustentabilidade e meio ambiente é oferecida pelo Projeto Verde Novo, realizado pelo Juizado Volante Ambiental do Judiciário de Mato Grosso, que na manhã desta segunda-feira (16), fez ação junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública, por intermédio da Secretaria Adjunta de Justiça e da Superintendência de Administração Socioeducativa.
Foi preparado o terreno para o plandio de mais de 50 mudas no entorno de uma nascente, próxima ao Parque das Águas. A meta é avançar o plantio por todo o Centro Político, é o que explica a engenheira florestal da equipe técnica do Verde Novo, Rosiane Mendes Carnaiba. Na sexta-feira, dia 21, os adolescentes serão levados até o local para concluir o plantio.
“No local temos uma nascente catalogada e inserida no banco de nascentes de Cuiabá. Fomos procurados pela empresa Rumo Logística, que tem um grupo de voluntários chamado Trem do Bem, eles também procuravam ações ambientais e juntamos com o social. Pois, aqui temos o plantio de mudas com a restauração das nascentes junto com os menores infratores, oportunizando a eles a educação ambiental. Esperamos que eles também aproveitem essa oportunidade”, afirmou.
Para a secretária-adjunta de Justiça, Lenice Silva dos Santos Barbosa, a parceria com Projeto Verde Novo é “um sonho realizado” que permite aos adolescentes conhecerem mais sobre meio ambiente e também pensar em um novo futuro ao saírem. Ela avalia que a participação no projeto, o aprendizado no plantio, pode despertar a vontade de pensar em uma profissão.
“Entendemos que a educação ambiental é um dos caminhos para a reinserção social. A maioria desses adolescentes não vivenciou esse contato com a terra em nenhum momento de suas vidas. A experiência que já tivemos foi muito positiva. Quando podemos ter hortas, árvores frutíferas dentro do complexo temos outro ambiente, mais saudável. Mas com o Verde Novo é possível trabalhar com reflorestamento e a reinserção deles”, destaca.
Verde Novo - Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
Agrosolidário apoia trabalho da Pastoral da Criança em cidade de MT
Domingo, 13.07.2025 11h50
Com 3 biomas, MT ganha destaque na maior feira de birdwatching do mundo
Domingo, 13.07.2025 11h44
Enteda porque cidade de MT criou aeroporto para receber ETs
Domingo, 13.07.2025 11h32
Limpurb vai atender 17 bairros em uma semana
Domingo, 13.07.2025 11h29
Ministro manda "Gordão do CV" esperar decisão do TJ-MT
Domingo, 13.07.2025 11h04