Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 15h07
DEFENSORIA
Podcast aborda luta da população em situação de rua
Da Redação
O segundo episódio do podcast “Xô, Juridiquês!” já está disponível no canal oficial da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), no YouTube. Nesta edição, o tema abordado é a luta da população em situação de rua, com a participação das defensoras públicas Rosana Monteiro e Gabriela Beck.
Elas explicam em 48 minutos e 29 segundos como a DPEMT atua na defesa dos direitos do grupo vulnerável, especialmente por meio do Grupo de Atuação Estratégica (Gaedic/Pop Rua), que realiza ações jurídicas e sociais para garantir dignidade e acesso à justiça.
Lançado em julho de 2025, o podcast “Xô, Juridiquês!” foi criado com o objetivo de aproximar a Defensoria da população, utilizando uma linguagem simples e acessível para que todos compreendam seus direitos e conheçam a atuação do órgão em diversas áreas. A iniciativa busca romper com o uso excessivo de termos técnicos do Direito e facilitar o entendimento sobre temas importantes para o dia a dia da sociedade.
O podcast é publicado mensalmente no canal da DPEMT no YouTube e, além do episódio completo, também são disponibilizados cortes com os principais trechos nas redes sociais da instituição.
O primeiro episódio tratou do enfrentamento à violência contra a mulher, com a participação das defensora pública-geral Luziane Castro e da coordenadora do Núcleo da Defesa da Mulher (Nudem), defensora Rosana Leite. Na ocasião, foi anunciada a proposta de criação do Núcleo Estadual de Defesa da Mulher, para ampliar o atendimento a vítimas em todo o estado.
Com essa iniciativa, a Defensoria Pública reforça seu compromisso com a promoção de direitos, o acolhimento da população em situação de vulnerabilidade e a democratização da informação. O podcast está disponível gratuitamente no YouTube e pode ser acessado por qualquer pessoa interessada em entender melhor o papel da Defensoria Pública na sociedade por meio deste link.
Direitos Humanos | 06/08/2025 13:01:17
Existem pessoas em situação de rua e existem foragidos. Vocês sabem diferenciar isso no discurso ou jogam tudo no mesmo baleio e que se phoda a segurança pública?
Bombeiros extinguem um incêndio florestal em MT
Quarta-Feira, 06.08.2025 23h02
TJ manda Estado bancar home care e energia para tratar criança
Quarta-Feira, 06.08.2025 22h59
Prefeitura adia interdição parcial de avenida, em Cuiabá
Quarta-Feira, 06.08.2025 21h38
Bandidos aplicam "golpe da custódia" em famílias de presos em MT
Quarta-Feira, 06.08.2025 19h25
Pai e filho enfrentam júri por morte de garota jogada em poço
Quarta-Feira, 06.08.2025 19h15