Cidades

Terça-Feira, 13 de Maio de 2025, 19h18

COMPROMISSO

Prefeita e vice "arrancam" 39 radares das avenidas de VG

Medida representa economia mensal de R$ 158 mil

Da Redação

 

O primeiro radar fixo de velocidade foi oficialmente retirado no início da tarde desta terça-feira (14), com a presença da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli, ambos do PL, que acompanharam de perto o início da ação. Ao todo, 36 equipamentos serão desativados em diferentes vias públicas da cidade.

A medida integra o novo plano de modernização da política de trânsito e vai representar uma economia mensal de R$ 158 mil aos cofres públicos. A prefeita Flávia Moretti destacou que a medida visa tornar o trânsito mais eficiente, seguro e consciente, sem focar exclusivamente em penalidades.

“Nosso objetivo é promover uma gestão de trânsito mais moderna e educativa, que respeite o cidadão e valorize ações preventivas. Estamos substituindo o modelo puramente punitivo por um sistema que alia sinalização de qualidade, orientação e respeito ao condutor”, afirmou a prefeita. A desativação dos radares é coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, com base em estudos técnicos que apontaram queda expressiva nas infrações e acidentes nas áreas onde os equipamentos estavam instalados.

“Ao longo dos últimos anos, observamos que, após o período inicial de fiscalização intensiva, houve estabilização no comportamento dos motoristas, com redução de acidentes e autuações. Isso nos permitiu rever a necessidade desses radares fixos e investir em outras frentes de mobilidade”, explicou o coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar de Arruda. A nova sinalização viária já foi implantada no Eixo Central da cidade e está sendo finalizada em outras vias de grande fluxo.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ribeiro Ductievicz, a previsão é que essa primeira etapa seja concluída em até 30 dias. “Nosso foco agora é fortalecer a sinalização horizontal e vertical, com placas mais visíveis, faixas bem demarcadas e reforço em pontos críticos. A partir do segundo semestre, vamos ampliar esse trabalho para os bairros, atendendo a uma demanda antiga da população”, destacou o secretário.

O vice-prefeito Tião da Zaeli também acompanhou o início da retirada dos radares e ressaltou o compromisso da gestão com transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. “Estamos otimizando os investimentos para melhorar, de fato, a vida das pessoas. Cada centavo economizado será revertido em melhorias reais para a cidade. Essa é uma gestão que trabalha com seriedade e respeito ao contribuinte”, pontuou.

Além da economia, a medida busca garantir um trânsito mais fluido, seguro e consciente. Moradores têm aprovado a iniciativa, destacando o fim das multas inesperadas e a melhoria na sinalização das vias por onde circulam diariamente.

Comentários (5)

  • amiga |  13/05/2025 21:09:34

    Cadê o prefeito de Cuiabá cabeça de ovo que uma das promessas dele em campanha era tirar radares também a máquina de multa de fazer dinheiro? E a taxa de lixo agora inventou que não pode por conta do decreto de calamidade pública. Disque está sobrando hum milhão por mês e a taxa de lixo permanece. Kkkkkkk Esses são os bozos tudo fake news.

  • Mauro |  13/05/2025 21:09:12

    Retirando radares e agora vai ver tanto de acidentes aumentar,qual vai ser a solução para conter a alta velocidade prefeita... lamentável

  • Lazaro |  13/05/2025 20:08:56

    Populismo barato. Na avenida Arthur Bernardes o trânsito, principalmente a noite é um baderna e prefeita não faz nada. Tem racha de carros e motos, tem carros e motos ultra barulhentas, tem cadeiras e carros na calçada, churrasqueira na rua, tem arruaças... só por Deus mesmo.

  • João Ambrózio |  13/05/2025 20:08:54

    Prefeita "Tike TOker" como dizem né. Cidade abandonada, só buracos , mato, falta de água. As creches os alunos estão comendo sem mistura, no máximo ovo, e fica ai nas redes sociais mentindo pra população. Acorda Várzea-Grandenses. Essa senhora fica só jogando nas costas das gestão passada, até quando? já vamos para o sexto mes de gestão dela. Várzea Grande 158 anos, comemorar o que?

  • tiao |  13/05/2025 20:08:32

    vai ficar por isso mesmo né?, o tiao da zaeli falou que tinha planilha de caixa dois e tudo mais e ninguem mais fala sobre isso, todo mundo se fazendo de besta, vai brasil

Confira também: Veja Todas