Terça-Feira, 18 de Agosto de 2015, 14h31
Prefeita quer empregar cultura da humanização nas unidades básicas de saúde
Da Redação
A prefeita Lucimar Sacre de Campos visitou nesta terça-feira (18) a unidade básica de Saúde Margarida Pereira Tavares, localizada no bairro Jardim Manaíra. Ela quer melhorar o acolhimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) das comunidades que são atendidas pelo Programa Saúde da Família (PSF) e implantar na rede a cultura da humanização como prática no acolhimento.
A unidade básica visitada possui métodos criativos na promoção da prevenção a doenças. A metodologia utilizada pelos profissionais consiste em terapias de grupos divididos por idades. No grupo de adolescentes são feitas reuniões que abordam os temas sobre métodos contraceptivos, perigos dos psicotrópicos e doenças sexualmente transmissíveis, além de orientar sobre as vacinas necessárias para este público. Já para as gestantes e parturiente, a sensibilização gira em torno do pré-natal, a importância da amamentação e saúde da mulher. No grupo da terceira idade são dadas as orientações sobre as doenças silenciosas que mais acometem nesse grupo, que são doença cardiovascular, hipertensão, diabetes entre outros.
A prefeita Lucimar quer diminuir o tempo entre o pedido das necessidades administrativas da unidade até que a solicitação seja atendida. “Estamos nos reorganizando administrativamente para que a ponta tenha a sua infraestrutura necessária. Já conseguimos dotar as unidades com medicamentos e matérias necessários para atendimento, e ainda, estamos empenhados em garantir também equipamentos que contribuam no aumento da oferta de serviços, como exemplo as cadeiras odontológicas que estão sem funcionar por falta de acessórios, o que está sendo priorizado em compra para suprir essa necessidade do atendimento odontológico”.
A enfermeira e gerente da Unidade de Saúde, Ivete Nazário de Matos informou que o PSF da Jardim Manaíra atende mais de 2 mil famílias, residentes em 13 bairros de abrangência da unidade, além de promover visitas domiciliares com a presença do médico da família. “O atendimento na unidade de saúde é feita por duas equipes de profissionais da área médica e de enfermagem que atendem em média 20 pessoas cada uma. O atendimento humanizado pleiteado pela prefeita é uma forma de integrar os profissionais da saúde com a comunidade o que muda substancialmente, na qualidade do serviço. Já iniciamos esse processo que estabelece a confiança entre ambas as partes”.
O vice-prefeito Arilson Arruda e o secretário de Saúde, Cássius Clay também acompanharam a prefeita na visita a unidade de saúde do Jardim Manaíra.
Sesp prepara novos oficiais do Corpo de Bombeiros em curso
Sábado, 26.07.2025 17h16
Escola de MT conquista 64 medalhas em Olimpíadas de Matemática
Sábado, 26.07.2025 16h18
Desenvolve MT reforça apoio à construção civil em ação
Sábado, 26.07.2025 16h16
Operação derruba casas e expulsa grileiros de área em Cuiabá
Sábado, 26.07.2025 14h42
Adestrador inicia trabalho no canil da Bem-Estar Animal
Sábado, 26.07.2025 14h08