Terça-Feira, 01 de Julho de 2025, 17h09
PROTEÇÃO DE CRIANÇAS
Prefeitura de Cuiabá tem projeto "Família Acolhedora" aprovado pela Câmara
Da Redação
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou nesta terça-feira (1º) o projeto de lei de autoria do poder Executivo que cria o programa social Família Acolhedora. Agora, o texto vai sanção do prefeito Abilio Brunini.
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, mais conhecido como “Programa Família Acolhedora”, oferece um serviço social em que famílias acolhem temporariamente crianças e adolescentes afastados de seus lares de origem. Esse acolhimento não prevê guarda definitiva nem adoção, sendo vedado que famílias acolhedoras adotem a criança acolhida. As famílias acolhedoras passam por processo de seleção e acompanhamento técnico, recebendo orientação e suporte para garantir a melhor assistência às crianças. A responsabilidade pela política pública será a Secretaria Municipal de Assistência Social.
O projeto de lei é resultado de um diálogo do poder Executivo com o Judiciário e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Um dos princípios norteadores da lei é o Estatuto da Criança e Adolescência (ECA).
Pelo texto aprovado pelos parlamentares, o tempo máximo de permanência da criança ou adolescente na família acolhedora não deverá ultrapassar 18 meses. Acima disso, só se houver situações extremamente excepcionais, devidamente justificadas por decisão fundamentada do poder Judiciário.
Mutirão de limpeza e serviços da prefeitura muda cara do São Cristóvão em Primavera do Leste
Quarta-Feira, 30.07.2025 13h58
VG antecipa pagamento dos servidores
Quarta-Feira, 30.07.2025 13h52
MPMT debate reconhecimento de paternidade
Quarta-Feira, 30.07.2025 13h41
Nova versão do Conex-e aprimora fiscalização
Quarta-Feira, 30.07.2025 13h40
Secretário de MT elogia atuação da primeira-dama
Quarta-Feira, 30.07.2025 13h37