Sexta-Feira, 21 de Março de 2014, 15h31
Prefeitura economiza R$ 25 mil em combustível com monitoramento de máquinas
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá está economizando em torno de R$ 25 mil por mês em combustível com a instalação de um sistema de monitoramento na frota de máquinas e caminhões da Secretaria de Serviços Urbanos. Com o sistema, além de dimensionar o gasto com combustível, é possível evitar desvios de rotas e roubos de veículos.
O sistema entrou em operação em janeiro deste ano e, conforme o secretário da Pasta, José Roberto Stopa, a economia mensal de combustível chega a ser de mais de 10 mil litros. “Antes, nosso maquinário consumia cerca de 60 mil litros de combustível por mês e, depois de o sistema entrar em operação, o consumo fica em torno de 48 mil litros mensais”, contou.
A economia é possível porque o sistema permite o acompanhamento em tempo real do trajeto das máquinas e caminhões, evitando os desvios de rota. “Montamos planilhas com o percurso que deve ser feito por determinado veículo após definirmos quais os locais que receberão equipes para os serviços. Dessa forma, podemos acompanhar toda a rota, saber se o equipamento está ligado ou desligado e se está fora do local determinado. Enfim, temos todo o controle da frota”, explicou o diretor de Transporte e Logística da secretaria, Daniel Carneiro.
Com o monitoramento já foi possível evitar o roubo de uma pá-carregadeira. Segundo Stopa, ela havia sido levada, mas foi localizada e recuperada pela Polícia Militar, quando estava próxima do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande. A máquina seria levada para Santo Antônio de Leverger.
O secretário pontuou que não foi possível ainda precisar a economia em relação ao desgaste do maquinário. “Já pudemos constatar a economia em relação ao combustível, mas o acompanhamento da frota também evita desgaste de peças, do próprio veículo e de tempo para realizar os serviços. Essa também é uma grande economia que ainda não conseguimos mensurar, pois o rendimento é muito maior”, destacou.
Atualmente, a frota de maquinários da Secretaria de Serviços Urbanos é composta de 16 caminhões basculantes, três caminhões-pipa, 13 caminhões truck (caçamba), cinco pás-carregadeiras, duas retroescavadeiras, quatro caminhões ¾ (com carroceria gradeada), e seis tratores – sendo 2 braços-articulados e 4 roçadeiras.
Nos próximos meses todos os veículos oficiais da Prefeitura de Cuiabá terão o mesmo sistema, após a contratação de empresa especializada no serviço. A licitação está em andamento.
Riscos geológicos e inexperiência podem comprometer execução de obra
Domingo, 20.07.2025 10h31
Hospital Regional de Rondonópolis realizou 36 mil cirurgias em 6 anos
Domingo, 20.07.2025 09h37
Grileiro que invadiu área em MT usa esposa grávida e filhos para tentar liberdade no STJ
Domingo, 20.07.2025 09h23
Juiz mantém demissão de PM que exigiu propina para achar caminhão roubado
Domingo, 20.07.2025 09h10
VG reforça sinalização de trânsito no entorno de escolas
Domingo, 20.07.2025 08h47