Cidades

Domingo, 25 de Maio de 2025, 15h20

108 METROS

Primeiras peças da roda-gigante de parque chegam a Cuiabá

Restante do material chega no segundo semestre deste ano

Da Redação

 

Chegou ao Parque Novo Mato Grosso, na manhã deste domingo (25.5) um carregamento com dois contêineres contendo peças do projeto da roda-gigante que será construída no local. O lote inclui placas de base e insertes, itens que serão instalados na fundação da estrutura e têm a função de conectar as colunas da roda à base de sustentação.

A roda-gigante é um dos atrativos mais aguardados do parque, que está sendo construído pelo Governo de Mato Grosso, por meio da MT Participações e Projetos (MT Par). Com 108 metros de altura, ela será a maior roda-gigante da América Latina.

“É um atrativo grandioso, acessível à população e que oferecerá uma belíssima vista panorâmica da cidade. Aqui, no Parque Novo Mato Grosso, ela vai compor um conjunto de atrações como pista de skate, motocross, kart e automobilismo. Serão inúmeras possibilidades de lazer, entretenimento e prática esportiva”, afirma Wener Santos, presidente da MT Par.

A construção da roda está a cargo de uma empresa chinesa, sediada naquele país. A expectativa é que toda a estrutura chegue pronta para instalação a partir de 7 de julho, prazo final de produção. Após a conclusão, o material será embarcado em navio até o porto de Santos (SP), e de lá seguirá por transporte terrestre, formado por 77 carretas, até Cuiabá.

 

Conforme o projeto, a roda-gigante será instalada no canteiro central do Parque Novo Mato Grosso e, por conta de sua altura e localização privilegiada, poderá ser vista de diversos pontos da cidade, inclusive do Centro de Cuiabá. Toda a estrutura da roda-gigante ocupará 1.000,37 m² de área construída, dividida em três níveis: térreo, primeiro pavimento e cobertura, esta última destinada ao embarque dos visitantes.

O Parque Novo Mato Grosso será o maior espaço multieventos da América Latina e está sendo construído a 8 km de Cuiabá, na rodovia de acesso a Chapada dos Guimarães. O empreendimento tem 300 hectares de área e tem o objetivo de fomentar o esporte, negócios e o turismo de todo o Estado. 

A roda gigante terá 42 cabines que carregam entre 6 e 8 pessoas por vez e cada giro na roda leva entre 30 e 35 minutos.

Confira também: Veja Todas