Sexta-Feira, 09 de Maio de 2014, 18h38
Profissionais de Segurança concluem curso de Gerenciamento de Controle de Fronteira
Da Redação
Vinte e sete profissionais de Segurança Pública concluíram o curso de “Gerenciamento de Controle de Fronteira”, ministrado por representantes da Agência Antiterrorista (ATA) do Departamento de Estado Norte-Americano. O evento foi realizado nesta sexta-feira (09.05), na Escola Superior do Tribunal de Contas (TCE/MT), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
O curso foi voltado para as 12 cidades que vão sediar os jogos da Copa do Mundo e aos Estados brasileiros que fazem fronteira com outros países. O objetivo é preparar os profissionais com técnicas e ferramentas internacionais de segurança nas divisas para planejar, organizar e gerenciar as operações. O curso integra o programa de capacitação de segurança em grandes eventos, oferecido pela Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, do Ministério da Justiça.
De acordo com o coordenador local do curso, major PM Alessandro Souza Soares, a proposta é promover a interação entre os militares de vários estados e de diferentes instituições da Segurança, como Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, e Polícia Federal, facilitando o desenvolvimento das estratégias em relação a Segurança na Fronteira.
“Os alunos tiveram instruções com relação ao planejamento estratégico, operacional e análise de riscos, através de uma didática onde puderam associar teoria e prática, com isso Cuiabá e os demais estados estarão desenvolvendo um melhor trabalho em relação a Segurança na Fronteira”, disse o major.
De acordo com o instrutor líder do Departamento de Segurança Diplomática da Embaixada dos Estados Unidos, Stephen Eaton, o curso busca melhorar resultados e aumentar os conhecimentos adaptados à realidade de cada estado. “As respostas que os alunos trouxeram nas atividades estão acima da média. Eles (os alunos) foram dedicados e competentes além de cumprirem com todos os exercícios propostos”.
Para um dos participantes do curso, o policial do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), sargento Alvino de Souza Silva Filho, participar do curso foi importante para conhecer novos métodos apresentados pelos instrutores e pelos colegas de outros estados. “As trocas de experiências por parte dos profissionais que lidam com o policiamento de fronteira dos Estados Unidos é muito bom, iremos combater da melhor forma as atividades irregulares nas regiões de fronteira do nosso estado”, afirmou o sargento.
PROFISSIONAIS
Participaram do Curso de “Gerenciamento de Controle de Fronteira”, os profissionais de segurança das Polícias Militar: Polícia Judiciária Civil (PJC), Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), e Polícia Militar (PM), dos estados de: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul.
Ponte em MT será maior que todas entre Cuiabá e VG juntas
Domingo, 06.07.2025 08h19
Homem é condenado por ameaça: ‘nunca mais verá seu filho’
Domingo, 06.07.2025 08h00
TJ proíbe fisioterapeuta de "stalkear" atual de empresário dos transportes em MT
Sábado, 05.07.2025 20h00
Limpurb atende mais de mil pontos de iluminação em Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 18h03
Conheça centro de educação ambiental inaugurado em MT
Sábado, 05.07.2025 17h55