Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025, 09h16
CUIDADOS E ACOLHIMENTO
Profissionais são capacitados para atendimento aos idosos em VG
Da Redação
Médicos e enfermeiros que atuam na rede de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Várzea Grande participaram de uma capacitação sobre os cuidados específicos com a pessoa idosa. O curso, ministrado pela enfermeira Selma Lúcia Rocha Ferreira, da Secretaria de Estado de Saúde (SES MT), foi promovido ao longo de todo o dia e trouxe conteúdos teóricos e práticos voltados à estratificação de risco e ao direcionamento adequado do cuidado com os idosos no sistema de saúde.
Pela manhã, os profissionais acompanharam a parte teórica, com destaque para o preenchimento do Protocolo de Estratificação da Pessoa Idosa, ferramenta criada em 2019 que utiliza o Índice de Vulnerabilidade Clínica Funcional (IVCF-20). A metodologia envolve a aplicação de 20 questões que permitem classificar o idoso em diferentes níveis de risco, robusto, com risco de fragilização e frágil, possibilitando à equipe de saúde direcionar o cuidado de forma mais precisa e humanizada.
Segundo Selma, a proposta é fortalecer o olhar clínico e funcional sobre o idoso, indo além da presença de doenças ou dores. “A saúde da pessoa idosa está diretamente relacionada à sua autonomia e independência. O questionário ajuda a compreender o grau de vulnerabilidade de cada indivíduo e a programar o atendimento com mais eficiência, respeitando o fluxo entre Atenção Primária, Secundária e Terciária”, explicou.
Durante o período da tarde, os participantes trocaram vivências e analisaram estudos de caso, aprofundando a aplicação prática do protocolo no dia a dia das unidades de saúde.
Para a enfermeira Anne Caroline, da Unidade de Saúde de São Matheus, a capacitação foi essencial. “Atendemos muitos idosos na nossa unidade, inclusive com comprometimentos em saúde mental. Esse curso trouxe ferramentas que vão nos ajudar a garantir mais qualidade de vida e bem-estar para os nossos pacientes”, destacou.
O médico Klaudson Mendes também aprovou a iniciativa. Para ele, o conteúdo é diretamente aplicável à rotina das unidades. “A capacitação foi ótima. O tema reflete a realidade das unidades de saúde”, pontuou.
MILTON | 30/06/2025 10:10:38
Parabenizando a iniciativa, visto que a problemática do idoso passa principalmente pelas questões de inclusão, apoio, receptividade, atenção, aceitação do idoso. Será muitÃssimo interessante se começarmos pela profilaxia, sobre um trabalho direcionado aos idosos, que estão sendo preteridos dentro das instituições, desconheço uma ação que trabalhe o envelhecer com qualidade, principalmente dentro dos órgãos públicos, inclusive secretaria de saúde
Curso abordará uso da inteligência artificial em MT
Terça-Feira, 01.07.2025 08h57
Ação especial em shoppings vacinou 2 mil pessoas em Cuiabá
Terça-Feira, 01.07.2025 08h56
Cuiabá intensifica ações de combate às hepatites virais
Terça-Feira, 01.07.2025 08h51
Uso do fogo no Cerrado e na Amazônia está proibido em MT
Terça-Feira, 01.07.2025 08h27
Justiça revisará 6,3 mil prisões e penas por porte de maconha
Terça-Feira, 01.07.2025 07h58