Cidades

Sábado, 28 de Dezembro de 2024, 12h32

DESENVOLVIMENTO

Projetos da TI tornam atuação do TJMT mais acessível e ágil

Da Redação

 

A atuação do Poder Judiciário de Mato Grosso ficou mais moderna e ágil nos últimos dois anos. Os avanços foram alcançados a partir da implantação de projetos desenvolvidos pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). As entregas fizeram com que o TJMT garantisse o nível de excelência em maturidade da Tecnologia da Informação e Comunicação, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, o setor aplicou melhorias no Processo Judicial eletrônico (PJe) e, mais recentemente, lançou o Novo Portal do TJMT.

“As entregas da área de tecnologia estão permeadas em todas as ações do Judiciário. Isso nos deixa muito feliz, porque foi um biênio especialmente agraciado com muitas realizações com o uso de tecnologia”, ressaltou o coordenador de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) do TJMT, Thomás Augusto Caetano.

Em 2024, o TJMT avançou oito posições no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD), que avalia os 94 órgãos do Poder Judiciário. Neste ano de 2024, o Judiciário mato-grossense saiu da 30ª, em 2023, para 22ª posição no ranking.

PJe - O Processo Judicial eletrônico (PJe) também ficou mais dinâmico. “Alguns dos trabalhos que realizamos permitiram a automação do agendamento de pauta concentrada; a baixa automática com o robô ilustris; intimação automática do acórdão com o robô veredictus, automação de certidões e alvará. É importante destacar, também, que fizemos a integração com domicílio judicial eletrônico, sendo que somos um dos primeiros tribunais que fez essa integração do PJE”, destacou Thomás.

Novo Portal - Um layout dinâmico e intuitivo. O novo Portal do TJMT integra acessibilidade, transparência e uma experiência de navegação. “Entregamos um portal novo agora no mês de dezembro e um aplicativo também novo à sociedade e ao público interno com novos recursos, mais segurança e mais facilidade. Enfim, o Judiciário colocando-se a serviço da população e dos seus usuários internos, sendo mais acessível, seguro e célebre”, concluiu o coordenador de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) do TJMT.

Confira também: Veja Todas