Cidades

Quinta-Feira, 28 de Março de 2024, 10h45

DILÚVIO NO SUL

Rios transbordam; invadem casas e obra de R$ 6 milhões em MT

Municípios afetados são Jaciara e Rondonópolis

BRENDA CLOSS

Da Redação

 

As fortes chuvas que caem sobre os municípios de Jaciara e Rondonópolis, ambos na região Sul do Estado, aterrorizam pessoas que moram nas margens dos rios que cortam a região, sendo eles o Tenente Amaral, e o Rio Vermelho. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de mais chuva nas cidades.

Imagens de sites locais mostram a água invadindo casas populares e alagando pontos turísticos, como o Parque das Águas no Cais de Rondonópolis.  O espaço passou por obras, que custaram pouco mais de R$ 6 milhões, de reforma e revitalização, e foi inaugurado no dia 2 de janeiro deste ano.

Em filmagens aéreas é possível ver que o parque está com os espelhos d'água, pista de caminhada e quadras poliesportivas debaixo d'água do Rio Vermelho. Casas ao redor também começam a ser invadidas pelo rio.

Além disso, o Rio Tenente Amaral que devido às fortes chuvas também transbordou em Jaciara, cidade vizinha, e invadiu moradias da população que reside na Estrada da Cachoeira, próximo a um espaço de festas.

A região possui um alerta laranja de chuvas intensas para o final de semana. A previsão é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas até o Domingo de Páscoa (31). A chuva pode cair entre 30 e 60 milimetros por hora ou até de 50 e 100 milímetros por dia, além da possibilidade de rajadas de ventos intensos (60-100 km/h).

Há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de ajuda, a orientação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Comentários (2)

  • Enio T. Bandieri |  29/03/2024 12:12:00

    Boa tarde Este elevador suporta hilux Amarok.e outras camionetes ???

  • Paulo  |  28/03/2024 11:11:42

    O rio carrega muitos sedimentos e vai depositando ao longo do seu leito, portanto na área urbana é necessário que haja dragagem para desassoreamento do seu leito, caso contrário a água vai continuar estravassando e causando enchente e desabrigandoe causando prejuízos a população ribeirinha. A culpa disso aí é o MPE que proibiu a dragagem no perímetro urbano e com isso causou assoreamento no leito. MORAL DA HISTÓRIA nem tudo que é feio é prejudicial.... As dragas são feias um monte de ferragem mas dessassorea o leito do rio... É bom o MPE contratar uma CONSULTORIA DE GEOLOGOS que irá resolver o problema

Confira também: Veja Todas