Segunda-Feira, 11 de Março de 2024, 10h25
EM CUIABÁ
Roda de conversa debate ecofeminismo e ecologia integral
Encontro foi realizado no Horto Florestal Tote Garcia
Da Redação
Na manhã deste domingo, dia 10 de março, um grupo de homens e mulheres, se reuniu no Horto Florestal Tote Garcia para uma roda de conversa sobre “Violência Contra a Mulher e a Relação do Feminino com a Ecologia Integral”. A programação alusiva ao Dia da Mulher celebrado em 08 de março, coordenada pela Pastoral Arquidiocesana da Ecologia Integral e apoiada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além de abordar assuntos como o modelo econômico que levou o planeta à situação atual de degradação social e ambiental; espiritualidade; contemplação; reflexão e troca de experiências envolvendo elementos da natureza e sua relação com o universo e todas as criaturas do planeta.
A assessora pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá, Mariluci Galdino Delgado, lembrou que a Pastoral da Ecologia Integral é um tema defendido de maneira maciça pelo Papa Francisco, que tem convocado o mundo inteiro para refletir sobre a ecologia de uma forma globalizada. Para o Santo Padre, a ecologia também diz respeito às tradições perdidas por comunidades indígenas impactadas por grandes obras, aos humanos que foram substituídos por robôs em indústrias e às pessoas que vivem com crises de ansiedade e são incapazes de admirar a beleza ao redor.
“Na Ecologia Integral, temos o princípio do bem comum e o compromisso com as gerações futuras. Então nós trabalhamos no sentido de conscientizar sobre a importância de cuidar e preservar tudo aquilo que temos hoje no planeta terra. É um movimento que luta por justiça ambiental, igualdade de gêneros, que defende os direitos e a dignidade da mulher, colocando-a no centro dos assuntos mundiais”, contextualizou Mariluci.
A coordenadora de educação ambiental da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Zilda Helena da Silva, disse que a parceria com a Pastoral da Ecologia Integral da Igreja Matriz de Cuiabá, propicia a oportunidade de se realizar debates relevantes jutos à comunidade, especialmente em datas sazonais como o Dia da Mulher.
Segundo Zilda, este é o primeiro evento do ano, mas serão organizados vários outros, todos eles trazendo reflexões relevantes como, por exemplo, o Dia Mundial da Água, que será celebrado no próximo dia 22 de março.
“Nossa ideia é debater aqui dentro dessa unidade de conservação, diversos assuntos voltados à Ecologia. Aqui no horto às pessoas têm a oportunidade de sentir de perto, o quanto é importante respeitar e zelar do meio ambiente. É um lugar propício, onde podemos falar sobre o assunto e contemplar a natureza, os macaquinhos e a vegetação que é exuberante”, relatou a coordenadora do horto florestal ao informar que as próximas rodas de conversa, deverão ter a inclusão de missas na programação.
Os participantes encerraram o encontro com uma agradável caminhada pelas trilhas do parque e um piquenique.
O Vigilante | 11/03/2024 11:11:46
"Ecofeminismo" e "ecologia integral"?! Deve ter sido um papo chato prá porra...
Auditores fazem fiscalização em estabelecimentos de VG
Sábado, 26.07.2025 17h38
Escolas e creches oferecem parques temáticos às crianças
Sábado, 26.07.2025 17h36
Sesp prepara novos oficiais do Corpo de Bombeiros em curso
Sábado, 26.07.2025 17h16
Escola de MT conquista 64 medalhas em Olimpíadas de Matemática
Sábado, 26.07.2025 16h18
Desenvolve MT reforça apoio à construção civil em ação
Sábado, 26.07.2025 16h16