Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 13h00
Saúde alerta que MT terá mais casos se não houvesse isolamento
KETHLYN MORAES
G1
O secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo disse, em coletiva por videoconferência, nesta quarta-feira (25), que o estado não irá fazer mudanças nas regras de prevenção ao coronavírus enquanto o cenário da saúde em Mato Grosso for o mesmo.
O secretário avalia que o isolamento evitou que esse número fosse maior. "Se nós não tivéssemos feito o isolamento, já estaríamos com um número de casos muito maior que o que nós temos hoje. Quanto menor a circulação de pessoas e maior o isolamento social, menos casos nós teremos no estado. Então, não mudamos a recomendação: fiquem em casa", afirma.
Apesar da recomendação, o secretário afirmou que não cogita adotar uma quarentena obrigatória. "Sabemos que há atividades econômicas essenciais para a população. As pessoas precisam comer, ir a farmácia, precisam de combustível. Então não devem ser adotadas medidas mais rigorosas sem os determinados critérios pra isso", explica.
Sobre o pronunciamento feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na terça-feira (24), que diz que as pessoas devem voltar a normalidade, Gilberto Figueiredo afirma que o estado não vai afrouxar as regras adotadas de isolamento social, por enquanto.
Ele explica que o governo adota medidas de acordo com os eventos que acontecem e que poderá ir flexibilizando as regras de acordo com a situação ou até adotar medidas mais rigorosas caso contaminação se acentue no estado. "Aqui existe lei. Se há lei vigente no estado ou no município, as pessoas e as empresas serão obrigadas a cumprir. Não é um discurso do presidente que muda tudo do dia para a noite. Nós estamos seguindo as premissas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e, enquanto elas existirem, vamos continuar seguindo", diz o secretário.
Gilberto orienta a pensar primeiramente na proteção da família. "Isso não é invenção. Cientistas e especialistas estudam esse assunto e sugerem a adoção dessas medidas, como já aconteceu em outros países, então orientamos que elas sejam seguidas", conclui.
Desde a semana passada, quando o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no estado, e a primeira morte no Brasil foi registrada em São Paulo, o governo de Mato Grosso vem adotando medidas preventivas a contaminação da doença. Entre elas, estão a restrição de público em mercados, bares e restaurantes, a proibição de aglomerações de pessoas em eventos e suspensão do transporte coletivo intermunicipal.
DAE promove dia de vacinação e reforça cuidado com a equipe
Sábado, 19.07.2025 19h42
Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá
Sábado, 19.07.2025 15h42
SER Família Capacita forma mais nove turmas em cursos gratuitos
Sábado, 19.07.2025 15h33
Sargento vira réu após flagrado bêbado e chutar soldado da PM
Sábado, 19.07.2025 15h02
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Sábado, 19.07.2025 14h37