Cidades

Sábado, 22 de Fevereiro de 2025, 06h17

ESCOLAS

Secretaria esclarece sobre placa “Proibido Estacionar”

Da Redação

SINALIZACAO.jpg

 

Os agentes de fiscalização de trânsito vêm se deparando com muitos casos de desrespeito à sinalização de trânsito nas vias de Rondonópolis. Um dos problemas mais recorrentes tem sido o desrespeito à sinalização de trânsito em frente a unidades escolares, em especial à placa R-6A, que indica a proibição de estacionamento em determinado local.

Em algumas situações recentes, problemas envolvendo a placa de regulamentação R-6A vem gerando muitas discussões por parte de condutores, inclusive com registro de agressão contra agente público. Diante da situação, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) repassou que é preciso que a sociedade entenda o que realmente assinala essa placa de regulamentação. 

A Semob esclarece que a placa R-6A é uma sinalização de regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e indica a proibição de estacionamento em determinado local. Ela faz parte do grupo de placas que estabelecem restrições ou obrigações para os condutores.

A placa R-6A é caracterizada por um “E” preto dentro de um círculo vermelho com uma faixa diagonal vermelha sobreposta, significando a proibição do estacionamento de veículos no local onde está instalada. Ela é colocada em áreas onde o estacionamento pode causar transtornos ao fluxo de veículos ou pedestres, como em escolas, entre outros.

Nesse sentido, atesta que a placa R-6A, apesar de proibir o estacionamento,  permite a parada apenas para o tempo necessário para embarque e desembarque de passageiros. Dessa forma, se o condutor deixa o veículo para o embarque e desembarque de passageiros, está desrespeitando a sinalização, pois passou a deixar o veículo estacionado.

A orientação da Semob é que os condutores também respeitem os agentes de fiscalização de trânsito, que se tratam de autoridades públicas no exercício das suas funções, lembrando que todo cidadão tem o direito de recorrer administrativamente de infrações de trânsito que, porventura, venham a ser aplicadas.

Confira também: Veja Todas