Segunda-Feira, 12 de Agosto de 2024, 18h21
QUINTAL
Segundo ouriço-cacheiro é resgatado em uma semana em MT
G1
Um ouriço-cacheiro foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, nesse domingo (11), no quintal de uma casa em Primavera do Leste, a 234 km de Cuiabá. Segundo os bombeiros, a moradora acionou a equipe após ouvir os cães latindo sem parar e perceber a presença do ouriço em um mamoeiro (veja acima).
Ao chegar no local, a equipe capturou o animal com os devidos cuidados. Após o resgate, o ouriço foi devolvido para o habitat natural. Ninguém ficou ferido.
O ouriço-cacheiro é um mamífero roedor que, segundo o biólogo Flávio Terassini, não ataca humanos, exceto se ele se sentir ameaçado e mesmo assim, são raros os casos que o animal tenha atacado alguém.
Outros resgates
Esse é o segundo caso em Mato Grosso em menos de uma semana. Na sexta-feira (9), um ouriço-cacheiro foi resgatado depois de entrar no quintal de uma casa em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá.
Na última semana, outros animais foram resgatados em situação de risco, entre eles, uma jararaca, uma capivara e uma arara-canindé.
De acordo com o Tenente Coronel Fagner Augusto do Nascimento, do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), a presença constante de animais silvestres em ambiente urbano podem ser atribuídas a diferentes situação, uma delas é o incêndio florestal.
"Quando aumenta os casos de incêndios florestais, consequentemente aumenta também a incidência desses animais em ambientes urbanos à procura de um habitat seguro", explicou.
Ele também menciona outras circunstâncias, como o fenômeno de antropização, quando áreas naturais são modificadas e ocupadas pelo ser humano.
"Campo Verde e Primavera do Leste são municípios que estão em um processo intenso de crescimento, condomínios sendo construídos e a ocupação dessas áreas fazem com que esse animais também procurem outras que sejam seguras", finalizou.
Ainda, segundo o BPMPA, apesar do ouriço ser comum nessas regiões do estado, casos de resgate desse animal não é tão frequente quando os de cobras, aves e outros animais silvestres.
Primeira-dama de Cuiabá articula nova praça no Distrito do Sucuri com academia e playground
Sábado, 19.07.2025 10h48
Conferência das Cidades em Cuiabá destaca meio ambiente e saneamento
Sábado, 19.07.2025 10h08
Governo de MT inaugura escola indígena em Juína
Sábado, 19.07.2025 09h46
Venda da Santa Casa causa incerteza entre empresas notificadas
Sábado, 19.07.2025 09h10
Cuiabá faz plantão de atendimentos para programa habitacional
Sábado, 19.07.2025 08h57